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Plano de aula: Brincar com narrativas de histórias para bebês

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Selecione um título do repertório próprio, da cultura regional ou outro de ampla difusão, que seja ou que possa vir a ser de apreciação do grupo. Para exemplificação deste plano de atividade, a opção será pela história dos "Três Porquinhos" como modo de demonstrar possibilidades quanto ao desenvolvimento da proposta. A sugestão é de utilizar uma caixa de papelão (com as dimensões: L 31cm x A 25cm x C 42cm) para confeccionar uma caixa de histórias. Um exemplo pode ser visto no vídeo ferramenta de contação de histórias.Coloque dentro da caixa de histórias todo os elementos representativos a serem utilizado na brincadeira:chumaço de palha, pedaço pequeno de madeira e tijolo para representar as casas, celofane ou outro material vermelho para o fogo, dedoches dos três porquinhos e do lobo mau e folhas de árvores verdes e secas (para caracterização da floresta). Esses materiais poderão ser substituídos por outros, de acordo com a história selecionada, com os materiais disponibilizados na creche ou com a facilidade do acesso a eles.

Materiais:

Tapete confortável e almofadas para dar suporte aos bebês. Uma lanterna com celofane verde sobre a luz para simbolizar a floresta. A caixa de histórias e, dentro dela, os elementos representativos sugeridos e diversos livros do título selecionado (no caso Os três porquinhos); podendo ser livro de banho, de pano, sonoros e interativos ou outros disponíveis na creche, que sejam correspondentes a temática da brincadeira. Câmera fotográfica para os registros de documentação pedagógica.

Espaços:

Escolha um local da área externa, como solário ou varanda, e o organize-o com o tapete, as almofadas, a lanterna com celofane verde na luz, os livros e a caixa de histórias com os elementos representativos. Desenvolva a atividade com o grande grupo em um mesmo momento.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram o ambiente da brincadeira? Como comunicam suas descobertas em relação ao material e ao ambiente?

2. Como os bebês interagem com os outros bebês? E com o professor?

3. Quais são as reações dos bebês ao se envolverem nas narrativas da história? Como ocorre o processo de imitação?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta sendo motivados a exercitar a imaginação nas brincadeiras com histórias. Favoreça a exploração dos livros e de elementos representativos por meio da manipulação e da descrição, principalmente durante a narrativa.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Organize o espaço em que a atividade será desenvolvida, de modo que oportunize situações exploratórias pelo grupo. Leve para o espaço da brincadeira fantoches, caixas de encaixes sólidos, cestos de brinquedos favoritos da turma, a fim de possibilitar outras atividades aos bebês que porventura deixem de participar da proposta, concedendo autonomia para suas escolhas.Em sala, conte aos bebês sobre a ideia de brincar com histórias e crie expectativas sobre as descobertas que poderão fazer no ambiente e por meio dos materiais. Convide-os para se deslocarem até o local selecionado e auxilie todos no encaminhamento da proposta, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Lembre-se de pegar a câmera fotográfica para registrar esses momentos.


2

Permita a exploração espontânea e apoie as iniciativas de investigação em relação aos objetos disponibilizados (tapete, almofadas, lanterna com celofane verde e livros). Desperte a curiosidade dos bebês pela caixa de histórias, de modo que eles demonstrem interesse em utilizá-la. Incentive-os a descobrir os elementos representativos da história ao explorar o interior da caixa. Deixe os bebês encontrarem e interagirem com os objetos. Lembre-se de que eles devem ser os protagonistas da brincadeira, então, faça o mínimo de direcionamentos. Observe quais descobertas os bebês fazem, como se expressam e quais interações realizam com os objetos e entre eles.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês vão em direção a caixa e retiram alguns elementos de dentro dela. Interagem com os dedoches e mostram-nos aos colegas sorrindo. Algum bebê pode permanecer observando as ações dos colegas para depois se dirigir a exploração dos materiais.


3

Aproxime-se do grupo para participar da brincadeira e apresente as descobertas feitas por seus pares. Demonstre as ações realizadas e incentive o jogo de imitação. Promova momentos de interação e de exploração do contexto. Perceba como eles se expressam e se comunicam diante da proposta. Faça a descrição de alguns elementos representativos, incentivando a brincadeira e o envolvimento na narrativa.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha pessoal, o (nome do bebê) está com o dedoche do lobo mau no dedo e está soprando o pedaço de madeira para derrubar a casa do porquinho! Vamos ajudá-lo a soprar? Experimentem! O professor coloca um dedoche de porquinho no dedo e o sopra!

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a proposta e, por estarem envolvidos, demonstram maior interesse em explorar os elementos da brincadeira. Eles podem olhar com atenção, sorrir, balbuciar e imitar a ação do professor.


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Encoraje a manipulação dos livros utilizados na atividade e incentive os bebês a brincar com eles. Faça a narração de empolgantes partes da história utilizando os elementos da caixa, diferentes entonações de voz e expressões faciais, a fim de representar características do contexto abordado. Convide os bebês para participar dos momentos de narrativas, por meio de balbucios, palavras, gestos, movimentos e brincadeiras de imitação. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação, expressão e participação. Antes de finalizar a atividade, o professor poderá cantar a clássica música da Disney traduzida em português: Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau; ou outra que for de seu repertório e que caracterize a história.


Para finalizar:

Informe ao grupo que a atividade será encerrada em breve e indique o que será feito no momento seguinte. A previsibilidade contribui para uma organização interna dos acontecimentos, preparando para a transição de momentos e etapas subsequentes. Incentive os bebês a ajudar na organização do espaço, guardando os materiais na caixa de histórias. Valorize as iniciativas e esforços que possam surgir como forma de participação. Cante uma música que marque os momentos de arrumação para finalizar a atividade.

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