Plano de Aula
Plano de aula: Massagem com música instrumental
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Massagem
Por: Bárbara de mello
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Materiais:
Colchonetes e suporte de mídia com música instrumental.O ideal é que seja uma melodia calma.
Espaços:
Na sala, com colchonetes organizados no chão e música instrumental ambiente.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais movimentos o bebê realiza com seu corpo durante a proposta?
2. Como cada bebê se relaciona com outro bebê e adulto?
3. Quais expressões e/ou falas o bebê utiliza para se comunicar?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Fique atento aos bebês que não se sentem à vontade com o toque das mãos para massagem. Por isso, respeite seus ritmos próprios e as escolhas manifestadas por meio dos gestos faciais, corporais e expressões orais. Garanta que todos os bebês possam se expressar por meio de seus movimentos corporais. Para isso, crie condições para sua autonomia e bem-estar.
O que fazer durante?
1
Convide o grupo de bebês a se locomover até o local escolhido, organizado previamente e com a música instrumental tocando. Garanta que todos os bebês tenham acesso. Se coloque na altura deles e diga que podem fazer movimentos livres com o corpo. Faça alguns movimentos e encoraje-os.
Possíveis ações da criança neste momento: um dos bebês observa o movimento do professor e o imita, levantando uma das pernas enquanto está sentado e apoiando-se com as duas mãos no chão.
Possíveis falas do professor neste momento: olhem como o bebê mexe as suas pernas o outro bebê está rolando no chão. Olhem como estico as minhas pernas e como movimento meus braços. vocês podem fazer também!
2
Incentive que o grupo de bebês realize os movimentos de forma autônoma enquanto escutam, sentema música, exploram os espaços, interagem com seus corpos e com a proposta. Neste momento, faça registros fotográficos e anotações para posterior documentação pedagógica. Em seguida, convide os bebês para auto-massagem.
Possíveis falas do professor neste momento: como é bom massagear as minhas pernas, vocês também podem fazer massagem em vocês, tocar as pernas, pés, mãos e cabeça.
3
Enquanto o grupo está engajado na exploração do próprio corpo, se aproxime de duplas de bebês e ofereça a massagem, entrando na brincadeira por meio dos movimentos corporais. Considere que o corpo do bebê precisa ser visto em sua totalidade e que está em constante relação com o outro. Por isso, pergunte se ele permite ser tocado e, mesmo que não responda verbalmente, os códigos já criados entre adulto-bebê (olhar, gestos, confiança) conduzirão a essa resposta, contribuindo para um elo recíproco e respeitoso de cuidados e conscientização do bebê sobre seu próprio corpo. Sempre utilize os nomes dos bebês.Respeite o tempo de cada um mesmo que ele não deseje participar neste momento. Observar também é uma forma de participar. Chame atenção dos bebês para o som da música instrumental enquanto encoraja as interações entre eles durante a massagem. Fique próximo, disponível e atento ao grupo.
Para finalizar:
Perto do término, diga aos bebês o próximo acontecimento do dia, atribuindo previsibilidade à experiência seguinte do cotidiano. Isso ajuda na compreensão das noções de tempo e espaço. Reduza aos poucos o som da música.