Plano de Aula

Plano de aula: Possibilidades da área externa com canções

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cantos e acalantos

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta atividade utilizaremos algumas músicas para compor o contexto da brincadeira. É importante que sejam apresentadas músicas de qualidade para os bebês, com o intuito de ampliar positivamente o repertório musical deles. Indicamos que seja realizada uma prévia seleção de músicas do cancioneiro popular regional ou que tragam uma sonoridade agradável, com sons de instrumentos musicais reais. Para esta atividade será necessário preparar a área externa da escola com possibilidades para os bebês vivenciarem diferentes ritmos, velocidades, interações, explorações e brincadeiras.

Materiais:

Fontes sonoras como chocalhos, pau de chuva, tambores, pandeiros, colchonetes, almofadas, tecidos coloridos, rede (se houver possibilidade ), aparelho para a reprodução de CD e celular e/ou máquina fotográfica (para registro com fins de documentação pedagógica).

Gravar músicas em CD ou pen drive, que tenham como tema a natureza, e as quatro canções que serão utilizadas na atividade. Para exemplificar este plano, sugerimos as seguintes canções: Músicos e dançarinos e Alecrim, do Palavra Cantada, O Canteiro e Dorme na Floresta, de Margareth Danezzo.

Espaços:

Organize na área externa alguns cantos com fontes sonoras, almofadas e colchonetes, cabanas usando os brinquedos (embaixo do escorregador, rampa, enfim, onde for possível montar a cabana), redes penduradas ( se houver possibilidade) à sombra de uma árvore. O espaço será aproveitado também para exploraração e observação da natureza e para promover atividades de relaxamento dos bebês. Organize o espaço de forma que todos possam participar.

Tempo sugerido:

Entre 40 e 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês descobrem e vivenciam ritmos, velocidades e fluxos na interações realizadas com os cantos e acalantos?

2. Quais as explorações que os bebês realizam usando as fontes sonoras e os materiais oferecidos?

3. Que experiências corporais são trazidas pelos bebês durante a atividade e como interagem?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Propicie que todos participem da atividade de forma segura e que possam ter acesso a todos os cantos e materiais. Observe interações e manifestações dos bebês e ofereça os apoios necessários cada um explore seus modos de se expressar.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Nessa atividade, é importante a presença de mais de um educador, para que a organização do espaço, a exploração, a movimentação e a participação de toda a turma fiquem garantidas.

Convide todo o grupo de bebês para ir dar um passeio até a área externa. Conte que, juntos, vocês vão descobrir as surpresas que o espaço oferece. Deixe-os livres para fazer deslocamentos e oportunize a eles encontrar, explorar e manipular os materiais oferecidos. Apoie para que os bebês menores participem da proposta, de acordo com suas preferências e possibilidades.


2

Após propiciar o reconhecimento do espaço e sua exploração, coloque a canção Músicos e dançarinos, do Palavra Cantada, e convide os bebês para pegar um instrumento e brincar ao som da música, começando a se movimentar pela área como um dançarino e tocando seu instrumento como num grande baile/festa. Observe as formas de expressão, interação e movimentação de cada bebê e interaja com eles, aproveitando as possibilidades que o grupo oferece e os embalando sempre que possível. Fique atento e chame a atenção para as expressões trazidas pelos colegas. Deixe que os bebês que preferem brincar nos outros espaços organizados o façam com autonomia e observe quais são os elementos que chamam a atenção deles em suas explorações. Assegure a documentação pedagógica durante a atividade. Ao final da canção(que pode ser tocada mais de uma vez), convide-os para uma nova brincadeira.


3

Até este momento da atividade, os bebês devem estar, cada um à sua maneira, envolvidos com o espaço e com as canções. Convide-os para que, junto com você, formem uma roda e coloque no meio dela os bebês menores, em cadeirinhas ou colchonetes, e observe como irão se movimentar e se expressar. Os bebês que engatinham podem sentar na roda ao lados dos demais colegas. Apresente a canção O Canteiro, de Margareth Danezzo. Incentive a movimentação dos bebês na apresentação da música e aproveite as possibilidades trazidas. Vá se movimentando com eles e observe se ficam em roda ou mesmo envolvidos na canção, se realizam diferentes movimentos e interações pelo espaço. Apoie as iniciativas e use o seu corpo para embalos durante a canção.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê procura outro para dar as mãos e outros começam a fazer o mesmo, formando duplas, trios ou roda com maior número de bebês. Um bebê que engatinha, para, olha a movimentação e começa a rodar engatinhando em volta dos bebês menores nas cadeirinhas e logo é seguido por outros. Os bebês menores no centro da roda balbuciam algo, sorriem e batem palmas, movimentando o corpo todo.

4

Convide os bebês para entrarem nas cabanas espalhadas pelo espaço (embaixo do escorregador, no trepa-trepa, embaixo da prancha, embaixo de rede ou embaixo de amarrações com tecidos nas árvores), observando como ocorre a movimentação e quais as expressões que são apresentadas por eles. Em seguida, convide-os para deitar usando os colchonetes e almofadas e coloque a canção Dorme na floresta, de Margareth Danezzo.Acomode os bebês menores nas cadeirinhas ou nos colchonetes e garanta que estejam confortáveis. Durante toda a atividade, vá passando entre os pequenos e os afague, aconchegue, pegue no colo e embale, aproveitando as possibilidades e preferências oferecidas por eles.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê logo se deita e é seguido por alguns colegas. Outro bebê senta e começa a balançar o corpo e também é seguido por colegas. Os bebês menores se “ajeitam” nas cadeirinhas ou nos colchonetes e observam a movimentação. Observe os olhares e expressões de todos.


Para finalizar:

Comece a anunciar que logo irão organizar o espaço e se preparar para uma outra atividade. Com os bebês acomodados, cada um à sua maneira, vá diminuindo o volume da canção e, ao tirá-lo totalmente, convide-os para recolher os instrumentos e organizar a área externa.

Conteúdos relacionados