Plano de Aula
Plano de aula: Possibilidades da área externa com canções
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cantos e acalantos
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vera Regina Corrêa de Mello
Mentora: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática:
Quando o bebê escuta uma música, um canto e um acalanto, ele, na maioria dos casos, se atenta e faz movimentos com o corpo – uma maneira de acompanhar e interagir. Esses momentos contribuem para desenvolver senso de ritmo, atenção, escuta, além do aprendizado sobre apreciar e se relacionar com algo culturalmente construído. Os cantos e acalantos devem acontecer no decorrer do cotidiano da escola: no acolhimento do bebê, na espera para o banho ou em um momento direcionado para apresentar novas músicas aos grupos.