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Plano de aula: Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz e sombra

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realização dessa atividade é interessante que o grupo de crianças tenha tido já uma brincadeira exploratória com os fantoches e os elementos naturais. Separe os objetos antecipadamente e prepare o espaço da sala pendurando um lençol de cor clara no teto, com um fio, fazendo uma parede até o chão.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna (link)

Luz e sombra: brincadeiras com celofane (link)

Luz e sombras: brincadeiras com lençol (link)

Luz e sombra: vamos fugir ou pegar? (link)

Luz e sombras: brincando com objetos luminosos (link)

Materiais:

Sugestões de materiais: lanterna, lâmpada de abajour (bocal com lâmpada, ou ainda a lanterna do celular), lençol claro grande, fantoches de animais e pessoas, soldadinhos, dinossauros, carrinhos, folhas grandes (tipo bananeira, palmeira ou coqueiro), música sobre animais (você pode usar seu celular, aparelho de som ou outro)

Espaços:

Prepare o espaço de forma confortável para que todo o grupo de bebês possa sentar, de frente para o lençol. Garanta um espaço para circulação das crianças, caso desejem levantar e interagir com as sombras.Apague as luzes e feche as cortinas. Caso seja necessário, pendure cobertores nas janelas, para que a sala fique mais escura. Coloque a lâmpada perto da parede, atrás do lençol. Fique atrás do lençol e de frente para a lâmpada.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

Como os bebês exploram a questão da luz e sombra nesta brincadeira? Quais descobertas os bebês fazem?

A exploração de luzes e sombras propiciou aos bebês novas formas de explorar gestos e movimentos, interações e expressões?Por que?

Como ocorreu a imitação de gestos e movimentos das crianças?Qual repertório ou experiências a criança traz?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive a participação de todos. Auxilie quando necessário, garantindo que todos possam estar em atividade, de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades.Disponibilize uma caixa com brinquedos já conhecidos pelas crianças, para que tenham acesso quando desejarem.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grupo todo dos bebês para sentarem e se posicione atrás do lençol. Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes, colchonetes, ou almofadas) de forma que estejam próximos ao grupo todo e possam fazer tentativas de locomoção até os objetos de interesse. É importante que um adulto acomode e apoie as crianças nesse momento garantindo que os que não andam nem engatinham estejam próximos, enquanto outro adulto realiza os movimentos atrás do lençol. Pegue os objetos e seja um facilitador para a exploração visual dos bebês. Organizeos objetos em sequência, apresente, de forma convidativa, variando tom de voz e fazendo surpresa. Por exemplo, esconda os objetos atrás da folha grande (bananeira, palmeira, coqueiro) e faça uma brincadeira de esconder/achar atrás da folha, sobrepondo as sombras. Depois coloque a folha deitada para simular a lagoa e os animais em cima ou embaixo dela.


2

Continue a exploração com os objetos, agora ao som da música, fazendo os movimentos sugeridos por ela, como: abrir a boca, esticar o pescoço, balançar o rabo, subir, descer, dar a mão.

Sugestão de música:CIRANDA DOS BICHOS

É bem provável que um dos bebês se aproxime do lençol, e quando isso ocorrer, interaja com ele, aproximando um fantoche e fazendo movimentos, incentivando assim, a continuidade dessa ação e garantindo que outros bebês sintam-se convidados a se aproximar para buscar esse contato. Aproveite esse momento para registrar, através de fotos, vídeos, ou escrita de palavras chaves, o que facilitará a continuidade do registro após o término da atividade.

Possíveis falas do professor neste momento:“O que está acontecendo atrás do lençol? Como podemos brincar? Venha brincar junto!”.

Possíveis ações das crianças neste momento: Um bebê pode observar sentado o movimento de algumas crianças que interagem com o professor e inclinar seu corpo para frente em direção a eles, sorrindo e balbuciando.


3

Após a exploração visual e sonora mediadas pelo professor, os bebês são convidados a ampliar suas explorações através do manuseio dos objetos que estavam atrás do lençol, em pequenos grupos. Traga os objetos para frente do lençol e deixe que as crianças escolham, apoie as iniciativas dos bebês. Há um grande interesse por parte das crianças na existência de luz e sombras, sendo importante que eles possam explorar cada objeto, comparando como são atrás do lençol e em suas mãos. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês neste momento. É bastante provável que eles explorem os objetos com curiosidade, tentando relacionar cada um com o personagem apresentado atrás do lençol. Alguns podem interagir com esses objetos através da fala.

Possíveis falas do professor neste momento: “O que você pegou? Que objeto é esse? Vamos brincar? ”

Possíveis ações das crianças neste momento: Os bebês menores podem interagir batendo palmas ou estendendo as mãos… Os bebês maiores podem fazer movimentos imitando o que o professor fez atrás do lençol.


4

Após o contato com todos esses objetos, o bebê pode pegar um deles e levá-lo para trás do lençol, tentandoimitar o que assistiu. Apoie essa ação, sem dirigi-la, permita a livre expressão da criança. Vá com ele, brinque de esconder e achar, encoraje-o nesse sentido, a fim de que possa expandir suas descobertas.Observe com atenção e faça comentários como: “Lá atrás do lençol vemos o jacaré… nossa! Agora ele sumiu… apareceu de novo!” Outros bebês podem se sentir animados em ir para trás do lençol também, formando um pequeno grupo. Deixe os objetos ao alcance deles, como as folhas da palmeira, os fantoches e os brinquedos. É uma excelente oportunidade dos bebês aprofundarem seus conhecimentos sobre sombras, aumentarem suas explorações corporais e descobrirem novas formas de exploração desses objetos.


5

Quanto ao grupo dos bebês menores, brinque com os fantoches próximo a eles. Pegue o bebê no colo e observem juntos a estrutura do lençol, enquanto uma das crianças brinca lá atrás. Leve-o até a lâmpada e faça comentários sobre a luz e os animais. Enquanto você realiza essa ação individual ou em pequeno grupo, oportunize que as outras crianças explorem o espaço, criando suas próprias brincadeiras. É importante que eles tenham liberdade de ir e vir, tocar e experimentar, criando suas próprias hipóteses sobre luzes e sombras.


Para finalizar:

Para encerramento da atividade, com 10 minutos de antecedência, convideo grupo de bebês para que ajudem na organização da sala, dizendo: “Vamos ajudar a guardar os brinquedos no cesto!” Falar aos bebês a próxima rotina como: “ Está quase na hora do almoço... Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada criança possa guardar os objetos em seus lugares. Valorize e encoraje asiniciativas das crianças.

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