Plano de Aula
Plano de aula: Luz e sombras: Brincadeiras com lençol
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz e sombra
Habilidades BNCC:
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Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro
Corpo, gestos e movimentos
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base
Centrais: (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores, etc).
Transversal: (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: Elemento de grande impacto emotivo para as crianças, que gera surpresa, mistério, encanto e diversão.
As crianças em frente à ‘luz e sombra’ realizam diversos gestos em busca do desejo de tocar, capturar e transformar tais fenômenos.
A sombra é uma oportunidade para se conhecer através de sua imagem projetada, que por vezes é privada de informações figurativas. Também é uma forma de conhecer o outro, de maneiras diversas – sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas.