Plano de aula: Rodas e cantigas com as famílias

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Faça uma pesquisa, por meio de um questionário, para investigar se algum familiar toca um instrumento e qual, bemcomo quais são suas canções preferidas. Pode ser um familiar (pai, avó, tio, tia, primo ou vizinho, alguém bem conhecido da família). Outra opção é pesquisar na escola se algum funcionário toca músicas regionais. Após isso, envie um bilhete convidando essas pessoas para vir à escola realizar uma roda cantada com os bebês. É interessante que o evento aconteça próximo do horário de saída dos bebês, para que as despedidas sejam tranquilas. Combine com os familiares e funcionários as músicas anteriormente e se familiarize bem com as letras.

Materiais:

Celular para filmagem e foto (para o registro).

Instrumentos musicais trazidos pelos familiares ou outros instrumentos de qualidade que a escola possua.

Espaços:

Utilize a quadra, o jardim ou outro espaço disponível na escola para oportunizar aos bebês ouvirem e cantarem as cantigas da cultura infantil e usarem o corpo, fazendo gestos e acompanhando as músicas com palmas.

Disponibilize um tapete ou colchonetes para acomodar os bebês menores.

Para deixar o espaço aconchegante, disponibilize algumas almofadas ou pufes.

Tempo sugerido: Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês demonstram interesse nas músicas que estão sendo apresentadas pelos familiares?

2. Como acontecem as interações nesse ambiente?

3. De que forma os bebês experimentam as possibilidades corporais nessa roda musical? Como demonstram que se sentem acolhidos e desafiados?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure condições para que todos participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aqueles que sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam com ou sem autonomia. Disponibilize um cesto com livros ou brinquedos preferidospara o uso dos bebês que desejarem.

O que fazer durante?

1

Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Convide o grupo de bebês maiores para se sentar em círculo e converse com todos, apresentando os familiares presentes. Diga que os responsáveis irão tocar instrumentos e, juntos, todos poderão aprender a cantar novas músicas. A seguir, mostre o instrumento ao grupo todo de bebês, convide os bebês individualmente a tocar, a observar e a segurar (se possível) cada instrumento. Combine com o familiar anteriormente para que ele produza alguns sons enquanto mostra o instrumento.

Possíveis falas do professor neste momento: “Olhem esse instrumento, que grande! Vamosconhecê-lo? Que interessante! Como será que fazemos para produzir som?

Possíveis ações das crianças neste momento: um dos bebês estende a mão devagar para o instrumento, que faz barulho. O bebê solta gritinhos e bate palmas, satisfeito.

2 A seguir, convide o familiar para começar a tocar, cante com o grupo todo dos bebês. Assim que eles iniciarem os movimentos com os corpos, potencialize suas ações, faça você também gestos que tenham relação com a música, como ir para frente e para trás ou bater palmas ou os pés, entrando na brincadeira e sendo uma referência. Cantem várias canções selecionadas pelas famílias por meio dos questionários. Repita mais de uma vez cada uma. Se estiverem presentes mais de um familiar, troquem de instrumentista. Um pode cantar enquanto o outro toca, por exemplo. Nesse momento é importante mostrar o som de cada instrumento separadamente. Deixe os bebês ficarem livres para explorar o espaço, circulando e dançando. Inicie os registros por meio de fotos, escrita de frases ou pequenos vídeos.

3 Aprofunde a experiência: dê as mãos a umdos bebês e inicie a ação de rodar com ele. Aguarde os outros, que assim desejarem, para fazer parte dessa roda. Permita que as crianças organizem-se em pequenos grupos, a partir de seus próprios interesses e afinidades. Pegue individualmente os bebês menores no colo, rodando com eles ao som das cantigas. Cante para que os pequenos possa repetir, falando ou balbuciando. Repita as cantigas, deixe-os livres para escolher se querem cantar, fazer movimentos com o corpo ou brincar de roda. Potencialize as ações que surgirem, valorizando as explorações e as descobertas musicais.

Para finalizar:Avise que será a última música, agradeça aos familiares presentes e compartilhe com os bebês que já será o horário de saída. Valorize e encoraje as iniciativas das crianças no sentido de organizar os livros no lugar.