Plano de aula: Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Massagem

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa atividade, é interessante que as crianças já tenham se apropriado previamente de práticas com massagem. Caso a esteja realizando pela primeira vez, mantenha seu olhar sensível e atento ao introduzir a prática ao grupo. Mostre vídeos de documentação pedagógicado grupo realizando massagem entre eles. Dialogue sobre esses momentos, resgatando a memória e convidando as crianças a entrarem na proposta que será realizada.

Materiais:

Cestos e bacias com bolas de meia ou/e pano, com aproximadamente 10 cm de diâmetro. Suporte de mídia para música calma e convidativa à massagem. Colchonetes e almofadas. Caixa com diversos materiais de largo alcance.

Espaços:

Deve ser realizada num ambiente calmo e favorável a interação dos bebês por meio da massagem. É importante que não tenha muitos fatores externos que atrapalhem o engajamento dos bebês na relação entre eles, adulto e objetos propostos. Organize colchonetes e almofadas, garantindo conforto e, ao mesmo tempo, espaço para locomoção. Deixe disponível uma caixa com materiais de largo alcance.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como o bebê percebe seu próprio corpo e o corpo do outro durante a massagem? Quais possibilidades corporais ele experimenta?

2. Como cada bebê se comunica durante a proposta? (sorri ao receber a massagem, balbucia, fala o que sente, faz expressão de agrado ou desagrado etc.)

3. De que forma acontecem as interações entre os bebês e seus pares? Como cada bebê procura o outro para interagir?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem. Coloque os bebês que não se locomovem com autonomia no colo, oferecendo a massagem. Chame os bebês maiores para participarem desse momento, dando ênfase ao cuidado e carinho. Esteja atento aos bebês que não se sentem à vontade com o toque das mãos para massagem. Por isso, respeite seus ritmos próprios e as escolhas manifestadas por meio dos gestos faciais, corporais e expressões orais.

O que fazer durante?

1

Disponibilize cestos com bolas de pano e/ou meia para pequenos grupos de bebês. Coloque-os num ambiente previamente organizado com uma música convidativa para a massagem, colchonetes e almofadas, enquanto outros bebês do grupo poderão estar engajados com demais brinquedos de largo alcance. Deixe que manuseiem as bolas, os cestos e bacias, brincando conforme desejarem. Pegue uma das bolas e sente-se próximo a um dos bebês. Entre na brincadeira com ele e pergunte se deseja deslizar a bola em seu corpo. Convide o bebê a indicar qual parte do corpo gostaria que lhe deslizasse a bolinha.

Possíveis falas do professor nesse momento: essa bolinha é tão macia, vamos experimentar? Onde posso passar? Nos seus braços, mãos, pés, barriga, pernas… o que acha melhor?

Possíveis ações dos bebês nesse momento: o bebê pode sinalizar através da fala, gestos, olhar, balbuciar etc.

2

Perceba como o bebê interage na proposta da massagem por meio das bolas e como os que estão ao entorno observam essa relação. Convide os demais bebês do pequeno grupo a se engajarem na massagem, incentivando que a façam em si e nos demais. Considere que o corpo do bebê precisa ser visto em sua totalidade e que ele está em constante relação com o outro. Pergunte se ele permite ser tocado e, mesmo que não responda verbalmente, os códigos já criados entre adulto-bebê (olhar, gestos, confiança) conduzirão a essa resposta, contribuindo para um elo recíproco e respeitoso de cuidados e conscientização sobre o próprio corpo. Sempre utilize o nome dos bebês.

Possíveis ações da criança neste momento: um dos bebês observa a interação professor e bebê realizando uma massagem por meio da bolinha. Se locomove até uma bola de pano que está no chão, pega e se dirige até o professor, entregando o objeto para ele como se estivesse fazendo um convite para a massagem.

Possíveis falas do professor neste momento: você também deseja realizar a massagem ou receber a massagem? Sente aqui ao nosso lado. Enquanto continuo a massagem no bebê, o que acha de me ajudar? Assim, poderei realizar a massagem em você também.

3

Observe como os bebês se apropriam dos movimentos já conhecidos, como utilizam os objetos e procuram uns aos outros. Incentive que continuem com liberdade a realizarem a massagem por meio das bolinhas, mediando com conversa as ações deles sempre que necessário. Chame atenção para que os bebês observem a bolinha deslizando em cada parte do próprio corpo, assim como no corpo do outro. Dê ênfase aos gestos carinhosos e cuidadosos consigo e com os demais por meio de falas. Garanta que todos participem, respeitando seus tempos e ritmos. Registre em vídeos ou fotografias para, posteriormente, servir de instrumento de reflexão sobre a prática e documentação a ser compartilhada com os bebês e demais da comunidade escolar.

Possíveis falas do professor neste momento: olhem como a bola desliza nas pernas do bebê, uma bola bem macia que desliza bem devagar e com carinho para não machucar. O bebê está sorrindo porque você está passando a bola com carinho em sua barriga.

Para finalizar:

Próximo ao término, diga aos bebês sobre o próximo acontecimento do dia, atribuindo uma previsibilidade à experiência seguinte do cotidiano. Isso ajuda na compreensão das noções de tempo e espaço. Incentive que guardem os objetos de largo alcance com os quais brincavam e as bolinhas dentro dos cestos e bacias. Realize a ação junto com eles.