Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cantos e acalantos
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para a realização desta proposta, avise aos familiares que será realizada uma brincadeira com cantos e acalantos. Peça que respondam às seguintes perguntas: Quais cantos e acalantos são cantados em casa? Quais a criança mais gosta? Esses questionamentos poderão ser feito via bilhete para casa ou em uma conversa pessoalmente com os familiares.Sugira o envio de pequenos brinquedos e de objetos afetivos das crianças que possam representar as canções. Monte uma cesta com os objetos trazidos e complete-a, se for preciso. Grave em CD ou pen drive as canções enviadas pelas famílias.
Materiais:
Papel sulfite ou agenda da criança, para elaboração do bilhete, objetos que representem as canções, cesta, toalha felpuda e/ou tapete colorido, aparelho de som, CD/pen drive com as canções, câmera fotográfica/celular (para registrar a atividade).
Espaços:
A atividade será realizada na sala de referência dos bebês. Disponha o tapete ou a toalha felpuda no meio da sala e a cesta com os objetos que representam as canções, coberta com um tecido. Garanta que exista espaço para que os bebês possam se movimentar e interagir uns com outros e com o professor. Deixe organizado também um espaço com materiais de largo alcance próximo ao local da atividade, para aqueles que porventura se dispersarem durante a brincadeira, possibilitando que eles possam ir e vir.
Tempo sugerido:
O tempo estimado para a atividade é de30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês demonstram interesse pelos cantos e acalantos? Como eles interagem com os objetos, com os amigos e com o professor?
2. De que forma os bebês imitam os gestos realizados a partir das canções?
3. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais durante os cantos e acalantos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Prepare um ambiente que assegure condições de participação de todos os bebês. Incentive as possibilidades trazidas por eles durante a atividade que demonstram o interesse pelos cantos e acalantos. Ajude se necessário, garantindo que todos estejam inseridos na atividade conforme preferências, ritmos e possibilidades.
O que fazer durante?
1
Convide todo o grupo de bebês para se aproximar da cesta colocada no centro de um tapete ou de toalha felpuda colorida no chão. Dentro da cesta estarão os objetos enviados pelas famílias e os que foram colocados pelo professor, que representam as canções que são cantadas em casa. Compartilhe com os bebês que ali encontrarão brinquedos seus, dos colegas e da escola. Convide-os para que se aproximem, identifiquem os próprios brinquedos e mostrem-nos aos colegas. Observe como os eles se aproximam, como interagem e que possibilidades trazem. Garanta que os bebês menores estejam acomodados com acesso à cesta. Auxilie as crianças no momento de descoberta dos objetos inseridos na cesta e vá nomeando um a um. Fique atento para as expressões realizadas pelos bebês e se você perceber uma situação em que um bebê pega o objeto de outro e isso causar uma situação de desconforto, converse com ambos e medie a situação. Ofereça opções de objetos, explorando um pouco mais a cesta. Garanta que os bebês estejam confortáveis e tranquilos durante a proposta.Possíveis ações da criança neste momento: Ao ver a cesta, um bebê se aproxima, balbucia algo e movimenta o corpo demonstrando interesse.
2
Permita que explorem os objetos trazidos e observe atentamente gestos, iniciativas de interação e expressões. Apoie-os e permita que brinquem dentro das suas possibilidades e preferências. Observe se reconhecem os objetos, como se expressam e interagem uns com os outros e com o professor. Garanta que todos tenham acesso à cesta. Sugira aos bebês maiores que levem objetos para os menores ou que aproximem a cesta deles para que possam pegá-los.
3
Conforme começam as explorações dos bebês, conte a eles que os objetos da cesta foram trazidos por suas famílias e que elas também lhe contaram quais canções eles gostam de ouvir. Convide-os a escutar, cantar ou dançar enquanto exploram os brinquedos dos cestos. Conforme inicia um novo acalanto, diga o nome da criança que os familiares indicaram a música, compartilhe essa informação com ela e com o grupo, favorecendo sua identificação com a canção e com a sensação experimentada ao partilhar uma canção sua com seus colegas.Registre o que acontece para fins pedagógicos e partilha com as famílias.
Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê quer começar pegando o objeto e mostra-o aos colegas. Demonstra com gestos e olhares que sabe uma música. Começa a balbuciar. Os demais bebês tentam acompanhar com a fala, balbucios, movimentos corporais e palmas.
4
Chame a atenção de todo o grupo, observando e aproveitando cada oportunidade que as ações dos bebês trazem de interação, expressão corporal e de oralidade. Explore o ritmo das canções. Proponha o balanço com o corpo dos pequenos e se coloque como um brinquedo na ação interpretativa dos cantos e acalantos. Continue convidando para que peguem os objetos e cantem as canções, deixando que a movimentação aconteça pelo espaço da sala com liberdade. Assegure que os bebês menores participem de acordo com suas possibilidades.
Para finalizar:
Fique atento para que a atividade aconteça até o momento que todo o grupo esteja envolvido de alguma forma. Comente com eles que terão outras oportunidades para continuar escutando suas canções preferidas. Após anunciar o término da brincadeira, convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS