
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sono e descanso
Contextos prévios:
A soneca é um momento importante na rotina dos bebês. Organize o espaço/ambiente para que seja tranquilo, relaxante e, ao mesmo tempo, personalizado e familiar. A soneca deve ocorrer de forma espontânea, afinal, o sono é uma atividade cotidiana na rotina dos bebês. Fique atento no decorrer do dia, alguns bebês podem ter a necessidade de dormir em momentos diferenciados. Tenha flexibilidade na rotina para atender as necessidades individuais dos bebês.
Para esta atividade, é importante que o professor já tenha realizado alguma atividade de leitura para que os bebês estejam familiarizados com a proposta. Sugerimos títulos com a temática do sono, como "A Girafa sem sono", da editoraÁtica, e "A Casa Sonolenta", da editora Ática. Uma vez escolhida a história que irá ler, se prepare para a leitura treinando em voz alta antes de ler para os bebês, garantindo, dessa forma, uma leitura de qualidade.
Materiais:
Lençóis, cobertores, fitas de TNT, caixas com livros de pano, colchonetes, almofadas, objetos de apego, bolas de pano.
Espaços:
Para este plano, sugerimos que organize na sala de referência, no local onde os bebês costumam dormir, uma cabana onde caibam todos e que pode ser utilizada posteriormente. Prenda tiras de Tecido-não-Tecido (TNT) colorido no forro da sala (Exemplo: Cabana de T.N.T). Quando a leitura da história acabar, basta enrolar e prender com um elástico. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado com almofadas em cima e diminua a luminosidade.
Tempo sugerido:
De 30 a 40 minutos para organização da soneca. Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio para o descanso.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês se organizam para a leitura antes do sono? Como demonstram interesse pela história no momento de leitura? Como interagem com a leitura que o adulto faz?
2. Quais são os gestos, palavras e balbucios que expressam satisfação no momento da leitura favorecendo uma soneca tranquila?
3. Os bebês se sentem seguros, tranquilos e acolhidos no espaço para a soneca? De que modo manifestam seus desejos em serem cuidados?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<
fim-h1>Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de descansar e repousar. Ofereça apoio como o colo, cantarolar uma canção de ninar, um carinho ou um objeto de apego para os bebês que necessitarem algo a mais para engajar no soninho. Incentive aqueles que já estão mais seguros com este ritual para que adormeçam sozinhos. Convide os bebês que não querem dormir a explorar os livros de pano que estarão dispostos nas caixas, respeitando os ritmos e necessidades deles nesse momento de sono.
1<fim-num>
Compartilhe como grupo todo que vocês irão apreciar a leitura de um livro antes da soneca, para que possam relaxar e descansar tranquilamente.Convide as crianças em pequenos grupos para entrar na cabana antes do momento do sono. Coloque alguns colchonetes para os bebês menores e convide os outros para trazerem seus colchonetes e se apoiarem para a leitura da história. Para os bebês que precisam de mais apoio, utilize almofadas. Conte com o apoio de mais de um professor para acomodar as crianças no espaço.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos ler um livro na cabana até o sono chegar?
<inicio-num>
2
<fim-num>
Possibilite que, em grupos menores (de 3 ou 4 bebês), eles manipulem alguns livros de pano antes da leitura com o grupo. Observe como exploram o material e como interagem com os colegas. Aos bebês menores que precisam de auxílio para folhear o livro, demonstre algumas possibilidades de manuseio. Apoie e valide as ações e descobertas feitas pelos bebês. Oportunize que escolham se querem ou não levar um livro para acompanhá-los no sono. Apresente o livro selecionado para a leitura coletiva e conte que fará a leitura da história antes da soneca. Diminua a luminosidade fechando as cortinas e convide os bebês a ouvirem a história. Perceba como expressam as sensações durante a leitura e se demonstram sonolência.
Possíveis falas do professor: Vamos ouvir uma história antes da soneca? Que história será que eu trouxe hoje?
<inicio-num>
3
<fim-num>
Após a leitura da história, convide os bebês para se aconchegarem para dormir. Levante o tecido da cabana e, se necessário, guarde as almofadas, retomando o espaço mais amplo. Auxilie as crianças para que se acomodem tranquilamente. Faça o convite para tirarem os sapatos e as meias e, em seguida, os guardarem. Envolva a todos na proposta colocando-se como um parceiro e auxilie os bebês menores que precisam de apoio para que fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima. Faça uso de uma música de fundo tranquila e em volume baixo. Observe os bebês que optaram por levar o livro de pano para seu espaço da soneca. Perceba como eles se relacionaram com o objeto e como se aconchegam em seu espaço.
<inicio-num>
4
<fim-num>
Ofereça os livros de pano para aqueles bebês que ficarem despertos por um tempo maior. Coloque-os a uma distância que permita o sono tranquilo daqueles que embalam na soneca. Convide os que ainda não apresentarem sono para um momento de descanso. Aconchegue a criança e, suavemente, converse com ela para que vá percebendo o ambiente e adormeça de acordo com os limites do próprio corpo. Aos bebês menores que precisam de auxílio para adormecer, ofereça apoio como o colo, cantarolar uma canção de ninar ao seu ouvido, um carinho ou um objeto de apego. Incentive aqueles que já estão mais seguros com este ritual para que adormeçam sozinhos, podendo oferecer uma bola de pano para que explorem e descubram algumas possibilidades de manuseio enquanto esperam o sono. Aproveite para perceber quais leituras, afagos e aconchegos favorecem o sono e o repouso e observe os bebês que, aos pouco, adormecem.
Possíveis ações das crianças: No momento em que estiver explorando e procurando algum brinquedo ou objeto para a livre exploração, o bebê pode sentir sono e necessidade de repousar no colo ou mais próximo de outro bebê.
Para finalizar:
Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio para o descanso. Enquanto algumas acordam, convide-as para pegar um livro. Garanta que aquelas que ainda estão dormindo possam repousar com tranquilidade. Acompanhe, acomode e faça um carinho nos bebês que já estão despertos.
Considere a realização de atividades de sono e repouso sempre em situações cotidianas. Você poderá realizar esta atividade novamente utilizando a cabana para cantigas de ninar ou uma uma brincadeira de sombras até o sono chegar, Convide os bebês antes do soninho a organizar suas meias, sapatos, colchonetes e almofadas para que, aos poucos, ganhem autonomia com seus pertences.
Faça um mural com fotos dos momentos na cabana e exponha na entrada da sala de referência. Faça um convite às famílias para ampliar a ideia da cabana com o uso de toalhas e lençóis na sala de casa para diferenciar o espaço de descanso dos bebês. Solicite que os familiares enviem um relato sobre a experiência e sobre como foi o sono do bebê em um espaço diferente.
Apresente a proposta
Caso tenha em seus arquivos, envie fotos do espaço escolar onde os bebês descansavam ou dormiam. Em seguida, grave um vídeo ou áudio falando sobre a importância desses momentos de repouso, explicando que, na escola, eles fazem parte da rotina de forma flexível, a fim de respeitar a individualidade e a necessidade do bebê para que reponha suas energias e, assim, vivencie com alegria e disposição as suas interações e explorações ao longo do dia. Finalize convidando, de forma animada: “Que tal incrementar esses momentos aí em casa, tornando-os mais prazerosos e até divertidos?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Sugira aos familiares que selecionem músicas calmas, tranquilas e com qualidade. Você encontra boas sugestões no plano referente à soneca dos bebês. Oriente que se organizem para garantir tempo suficiente, para que não tenham pressa e respeitem o tempo, os interesses e as necessidades do bebê. Convide-os também a preparar um espaço aconchegante, que possa oferecer momentos relaxantes. Assim, a experiência será mais prazerosa para todos os envolvidos, aprofundado vínculos e fortalecendo os laços familiares que os unem. Se eles não tiverem óleo para massagem, podem fazer sem, uma vez que não é recomendado sair para compras nesse momento. Da mesma forma, na falta de livros adequados para bebês, eles podem buscar na internet os títulos sugeridos no segundo plano desta sequência, referente à leitura na cabana para os bebês. Sugira que, para fazer a cabana, eles usem uma toalha ou um lençol preso aos móveis do local de dormir, ou a adaptem de acordo com o que tiverem disponível em casa.
Sugira às famílias
1) Organização da soneca dos bebês:
Nesse momento de isolamento social, quando todos devem permanecer em casa, convide os familiares a organizar ou reorganizar o espaço de forma compartilhada com o bebê, considerando suas possibilidades, interesses e preferências. Eles podem, por exemplo, tornar o espaço de dormir mais aconchegante com a inclusão de almofadas e outros objetos escolhidos pelo bebê, de acordo com o que tiverem à disposição em casa. Para possibilitar um momento mais leve e divertido, sugira brincadeiras como a de “esconder/achar”.
2) Leitura na cabana para os bebês:
Oriente os familiares a se organizarem de modo que possam participar desse momento relaxante e lúdico, em que poderão se acalmar juntos, antes de dormir, com a leitura para o bebê. A atividade fica mais gostosa com a cabana, onde podem se divertir e que torna o espaço já conhecido uma novidade. Porém, também é possível fazer sem ela.
3) Soneca dos bebês menores durante a rotina:
Considerando o contexto familiar, após orientar os familiares sobre a organização ou reorganização do espaço de dormir com a participação ativa do bebê, sugira que favoreçam o uso dele sempre que o bebê demonstrar cansaço e necessidade de sono. Para isso, os familiares podem ser orientados a funcionar como mediadores, comunicando as necessidades dos bebês que eles perceberem. Eles podem, por exemplo, convidar gentilmente o bebê que estava numa exploração, mas que dava claros indícios de cansaço ao cochilar sentado, pegando-o no colo e o aconchegando no espaço. Desta forma, poderão aproveitar momentos únicos em família agora que estão em casa!
4) Massagem Shantala para a soneca dos bebês:
Convide a família a realizar a massagem como forma de favorecer a aproximação e o vínculo entre adulto e bebê. Oriente sobre a Shantala, que é mais que uma massagem e poderá acontecer durante o banho através do toque suave e respeitoso, ou antes do sono, para relaxar e induzir um descanso mais tranquilo. Esse vídeo traz um passo a passo de como fazer a massagem nos bebês (disponível aqui) em casa.
5) Relaxamento e descanso para os bebês:
Convide a família a fazer um relaxamento com o bebê em casa. Esclareça que a atividade envolve momentos de relaxamento e também de brincadeira antes do descanso, para que possam ter um sono mais tranquilo. Oriente que não façam após as refeições principais e que estejam atentos, observando suas reações e gestos. Os movimentos devem ser espontâneos, agradáveis e divertidos. Por exemplo: se o bebê sorrir, estará demonstrando contentamento ao se movimentar. Outras orientações: manter a iluminação reduzida, um local tranquilo e com música calma (no plano, há excelentes sugestões).
Para compartilhar com o grupo
Conforme citado acima, convide os familiares a compartilhar o registro dessa organização ou reorganização do momento do sono do bebê nesse período em que estão em casa. Pode ser por foto, vídeo ou áudio. Peça também para que relatem brevemente como o bebê gosta de dormir, destacando o que consideram que o ajuda a repousar mais tranquilamente. Organize esse material através do Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Socialize com as demais famílias e, à medida que um grupo vê como o outro está fazendo em casa, amplie as possibilidades. Isso estimulará outras famílias a fazer a atividade. No retorno à escola, você pode usar essas valiosas contribuições, pois conhecerá mais sobre as preferências de cada bebê em relação ao sono. Outra ideia é compor o mural para receber as crianças com alguns desses momentos significativos. Desta forma, a interação familiar em casa terá conexão com as experiências do cotidiano escolar. Essa parceria será essencial como apoio quando o período de afastamento social terminar, sendo necessário o processo de readaptação ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Djenane Martins Oliveira
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O Eu, O Nós e o Outro; Corpo, Gestos e Movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática: É importante organizar um tempo e um espaço para os momentos de repouso, respeitando a individualidade e a necessidade de cada bebê, para que eles reponham suas energias. Boas práticas de sono e repouso bem organizadas na rotina da escola e com tempos apropriados para a faixa etária (bebês de 6 meses podem fazer até 2 sestas diurnas, que se modificam conforme o tempo quando ficam período integral) contribuem para o crescimento e aprendizagem emocional, social e intelectual. Os bebês, quando atendidos em suas necessidades de sono ou repouso, desenvolvem a atenção e a memória e vivenciam com alegria e disposição as propostas pedagógicas elaboradas.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: