Plano de Aula

Plano de aula: Lavar as mãos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta atividade deverá ser antecedida por outra em que a criança tenha sujado suas mãos, como uma proposta com tintas ou meleca (com farinha, sagu, gelatina), por exemplo. A ideia principal é realizar uma atividade de cuidado pessoal. Para fins de exemplificação desse plano, será utilizado o lavar as mãos após uma proposta com tintas, partindo assim de uma experiência da escola. Você deverá preparar o espaço com sabonetes e toalhas para a secagem das mãos. Separe os materiais em caixas para melhor organização.

Materiais:

Sabonetes, caixas e toalhas.

Espaços:

Organize a atividade no ambiente rotineiro de cuidado das crianças, o banheiro ou o fraldário. Separe em diversas caixas os materiais para organizar o ambiente de higiene antes da proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Os bebês demonstram curiosidade e interesse ao lavar as mãos? Experimentam diferentes possibilidades (colocam o sabonete antes da água, fazem espuma, enxaguam e esfregam as mãos)?

2. Como os bebês se comunicam durante a proposta? Quais gestos, movimentos e expressões utilizam?

3. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira? Como participam desse momento de cuidado com o próprio corpo?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês sejam atendidosconforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?
inicio-num>

1

<fim-num>

Após a realização da brincadeira com tinta, preparada por você para anteceder o início do momento de cuidado, chame um pequeno grupo de bebês até o local onde lavarão as mãos, enquanto os demais ainda estarão envolvidos na proposta com outro professor. Explique a eles que nesta atividade irão cuidar de sua própria higiene e do cuidado do seu corpo lavando as mãos. Aproxime as caixas com os materiais de higiene e mostre os sabonetes e as toalhas que as crianças irão utilizar.Disponha de alguns sabonetes para esta atividade. Aos poucos, nomeie os objetos com as crianças: a torneira, a pia, o sabonete, a água.

Possíveis falas do professor: Fizemos algumas brincadeiras com tintas e as mãos estão sujas. Vamos lavar as mãos? Quem sabe o que precisamos para que a mão fique limpa? (vá nomeando com elas a água, o sabonete, a toalha).

Possíveis ações da criança: Algum bebê poderá nomear o sabonete, outro esticará as mãos em sinal de querer lavar.

<inicio-num>

2

<fim-num>

Em pequenos grupos convide-os para abrir as torneiras e iniciar o momento da lavagem das mãos. Enquanto os bebês lavam as mãos, observe como exploram os movimentos de abrir e fechar a torneira, de manusear o sabonete, como percebem as cores, os cheiros e texturas, a espuma, a água fria ou morna, o perfume do sabonete. Possibilite que explorem este momento descobrindo que o sabão faz espuma, a força necessária que deverão empregar para abrir e fechar a torneira, o volume de água que sai da torneira, a temperatura, a sensação de molhado. Potencialize este momento e fortaleça as interações entre os bebês, envolvendo-os na brincadeira, para que possam experimentar as possibilidades corporais de cuidados de si.Mescle os momentos individuais e em dupla. Garanta que os menores tenham a oportunidade de participar também. Adapte a organização, de forma que eles também se sintam acolhidos, por exemplo, pegando-os no colo e auxiliando-os na brincadeira com a espuma.
Possíveis falas do professor: Vamos abrir a torneira ? Como está a água? Fria, quente? Vamos colocar o sabão na mão e esfregar, o que acontece?

Possíveis ações da criança: Algumas crianças podem abrir a torneira e deixar sair muita água, outras podem abrir e sair pouca água. Procure colocá-las em pares mais e menos experientes com essa atividade, para que um possam auxiliar um ao outro e para que haja desafio as crianças mais autônomas e para as que ainda estão em desenvolvimento da autonomia com relação a essa atividade.

<inicio-num>

3

<fim-num>

Após os momentos de exploração e de descoberta, convide os bebês para o enxague das mãos, em duplas. Eles podem brincar de enxaguar a mão uns dos outros até que saia todo o sabão. Utilize a música Lavar as mãos, de Arnaldo Antunes, enquanto você propõe aos bebês o enxague das mãos. Brinque com as crianças durante este momento, cantando a música e lavando sua própria mão. Faça com os bebês o processo de organização do local, indique o momento do fechamento das torneiras e de guardar o sabonete. Em uma caixa, disponha as toalhas para o secamento das mãos. Convide os pequenos, em duplas, para secar as mãos uns dos outros. Para isso, forme uma dupla com um dos bebês e inicie o movimento para que eles possam imitar.

Possíveis falas do professor: Agora vamos enxaguar as mãos e tirar todo o sabão, um ajudando o outro. Depois de enxaguar o que fazemos?

Possíveis ações da criança: Algumas das crianças podem esquecer-se de fechar a torneira ou podem não ter familiaridade com a autonomia no momento da higiene, sugira os passos ou convide um dos bebês para que ele possa fechá-la.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01CG02 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados