Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite com pauta, papel craft ou cartolina, ficha impressa de atividade, canetas hidrocores e/ou lápis de cor.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em: 30 jul /2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127 - 142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em 30 jul 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão realizar a revisão textual da receita culinária por eles produzida.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente o texto “Fantasmas e abóboras de frutas, disponível nos materiais complementares. Na impossibilidade de projetá-lo com data show, transcreva a receita no quadro para que os alunos possam analisar todos os elementos presentes.
- Solicite que seja realizada a leitura individual do texto, estabelecendo o primeiro contato da turma com seu conteúdo.
- Organize uma Roda de conversa com os alunos, objetivando acionar os conhecimentos que possuem acerca do gênero textual “receita culinária”. Incentive a participação dos alunos lançando algumas questões:
- Alguém já conhecia essa receita? (Espera-se que a receita seja inédita para a maioria da turma, a fim de despertar o interesse das crianças).
- Quais leitores se interessam por textos desse gênero? (Espera-se que percebam se tratar de cozinheiros profissionais ou amadores, de diferentes faixas etárias).
- Onde podemos encontrar esse tipo de texto? (Espera-se que além de sites, citem revistas, livros, blogs e vídeos culinários).
- Para que serve esse tipo de texto? (Espera-se que afirmem que a finalidade das receitas culinárias é ensinar procedimentos necessários para o preparo de um determinado alimento).
- O que nos faz acreditar que realmente se trata de uma receita culinária? (Espera-se que citem e localizem no texto os elementos compositores principais desse gênero textual: título (define o tema da receita), ingredientes (listados e quantificados), modo de preparo (descrição detalhada, na sequência em que os procedimentos devem ser executados), ações em forma de ordens e ilustração da comida referenciada).
- Concomitante ao diálogo proposto acima, transcreva no quadro as características do texto culinário, de acordo com as reflexões e discussões dos alunos. Tais informações serão importantes para consulta na etapa seguinte de revisão textual que realizarão.
Materiais complementares:
Fantasmas e Abóboras de frutas. Disponível em: <https://mdemulher.abril.com.br/receitas/fantasmas-e-aboboras-de-frutas/>. Acesso em: 18 dez 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas produtivas para que seja iniciada a revisão textual das receitas de comidas apetitosas para bruxas que foram produzidas por eles.
- Retome com os alunos que a ideia é criar receitas do mundo do faz-de-conta, inventando seu conteúdo, mas mantendo a estrutura característica desse texto culinário (título, lista e medidas dos ingredientes, modo de preparo na ordem de execução, verbos no imperativo e ilustração).
- DIstribua as folhas com a primeira versão do texto produzido e solicite a cada dupla que releia sua produção e faça uma autoavaliação de acordo com os elementos presentes na ficha “Avaliando nossa receita” (modelo disponível no material complementar), que será entregue aos alunos. Oriente para que sejam o mais crítico possível do seu próprio trabalho, a fim de obter melhoras na qualidade textual.
- Circule por entre as duplas para auxiliar nesta reflexão, questionando os alunos em relação aos aspectos avaliados (por que julgam ter atendido ou não o critério descrito na ficha?).
- Proponha às duplas que exponham o que refletiram e sentiram ao longo dessa tarefa de autoavaliação (se julgaram importante, adequado, coerente, necessário...), justificando suas respostas. O objetivo aqui é o de levar os alunos a perceberem que a releitura do texto é aspecto essencial dentro o processo de revisão textual, uma vez que propicia ao leitor o detectar de falhas e incoerências que necessitam ser corrigidas ao longo de uma nova escrita.
- Entregue a cada dupla uma nova folha sulfite com pauta para que possam iniciar o processo de edição do texto que fará parte do livro de receitas de bruxas da turma. Solicite que reescrevam a receita por eles criada observando na ficha de autoavaliação o que necessita ser acrescentado, omitido ou alterado no texto. Se necessário, auxilie diretamente na organização textual, lançando questões que ajudem-nos a recuperar informações que já possuem acerca desse gênero textual.
- Oriente os alunos que releiam o texto durante e após a escrita da receita para que possam realizar uma última checagem e garantir a qualidade textual, sendo por fim produzida e colorida a ilustração da comida de bruxa por eles criada.
- Defina com a turma a ordem que cada receita ocupará no livro, solicitando que coloquem o número da página na margem inferior, à direita. Combine também que deixem explícito quem são os autores do texto, registrando essas informações ao término da receita culinária.
- Proponha a produção coletiva da capa do livro, de acordo com o planejamento realizado. Relembre a turma que o objetivo é fazer essa coletânea de receitas do faz-de-conta circular por toda a escola e seus lares, sendo lidas e divulgadas entre muitos leitores.
Material complementar: Para impressão da ficha “Avaliando nossa receita”, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos que elaborem coletivamente algumas dicas que ajudem as pessoas a escreverem uma receita culinária, seja ela do mundo real ou do faz-de-conta. Essas dicas farão parte do cartaz intitulado “Nossas descobertas” que será confeccionado em cartolina ou papel kraft, podendo conter informações como:
- Toda receita deve ter um título que define o que será preparado.
- Os ingredientes devem estar listados um abaixo do outro.
- Todo ingrediente tem que ser quantificado.
- O modo de preparo, também chamado de modo de fazer, vem depois da lista de ingredientes.
- O modo de preparo deve conter orientações claras e detalhadas dos procedimentos a serem feitos.
- As ações que serão executadas devem ser escritas em forma de ordem.
- A ilustração da receita faz referência ao alimento que está sendo ensinado.