15187
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Vestindo os bebês

Nesta atividade, as crianças irão exercer o autocuidado ao escolher a roupa adequada para o clima do dia.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Djenane Martins Oliveira

Vestindo os bebês

Apresente a proposta

Selecione previamente fotos de camiseta, bermuda, vestido, sapato, dentre outras peças para vestir, e compartilhe pela plataforma de comunicação com as famílias. Grave um breve vídeo mostrando a roupa que mais gosta de vestir. Conte para eles que todos temos nossas preferências. Se quiser, pode contar, também, uma história relacionada ao seu jeito de ser, associando as ideias. Encerre com o convite:

- Que tal fazerem aí uma brincadeira bem bacana com as roupas da família?

Adaptações necessárias

Convide para que selecionem algumas roupas, acessórios e sapatos, de cada membro da família, e uma troca de roupas completa do bebê, colocando tudo em uma caixa que seja acessível. Na falta do espelho, como sugerido no plano, o familiar acompanha o processo funcionando como espelho ao nomear os objetos, ações, reações etc.

Sugira às famílias

Convide os familiares a deixarem o bebê livre para explorar a caixa com os pertences da família. Oriente que ajudem no reconhecimento de cada peça, bem como na nomeação delas. Esclareça que é interessante ir separando os pertences do bebê no decorrer desse processo. Proponha que seja divertido: os maiores vibram ao ir e vir, entregando para os familiares que estão ali envolvidos nos pertences. Os menores acompanham o processo, balbuciando, apontando, participando, sempre de acordo com as próprias possibilidades. Na hora que estiverem se vestindo, o bebê pode ajudar o adulto. Quando ele fizer tentativas nesse sentido, oriente que o familiar valide as iniciativas e ajude, se necessário. Informe que essa brincadeira é um momento de descoberta onde o bebê pode se identificar através do olhar e do toque na interação com os familiares. Uma valiosa oportunidade para estreitar os laços afetivos.

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias a realizarem a brincadeira e enviarem o registro (foto, vídeo, áudio etc.), se possível, desses momentos valiosos. Reúna-os e compartilhe com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participarem também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com imagens da atividade em família e exponha na escola. Esse será um valioso recurso, ao evocar memórias afetivas de casa, fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de readaptação.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_03UND05

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas