Plano de aula: Brincadeira de banho no boneco dos bebês

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A atividade consiste em banhar um boneco trazido, se possível, pela criança à escola. Envie previamente um bilhete para as famílias informando sobre a proposta que será realizada ou converse com os familiares dias antes de fazer a brincadeira. Solicite que enviem, se tiverem,um boneco, de preferência de material emborrachado ou de plástico,na data combinada. Providencie sabonetes, esponjas, toalhas para secar os brinquedos, bacias, banheiras ou vasilhas grandes que possam comportá-los. Promova a brincadeira em um dia quente, para que as crianças possam se molhar e brincar com a água. Disponibilize bonecos da escola para aqueles que porventura não os trouxerem.

Materiais:

Uma boneca ou um boneco, pedaços de tecidos variados, sabonetes, brinquedos de banho, esponjas, toalhas pequenas, banheiras ou vasilhas grandes que sirvam de banheira aos bonecos das crianças.

Espaços:

Organize a atividade em um espaço externo da escola, dispondo as banheiras dos bonecos. Organize caixas com toalhas e tecidos próximos a elas.

Tempo sugerido:

Entre 40 e 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês brincam ao banhar o boneco? Expressam suas sensações nos momentos brincadeira ?

2. Quais são os gestos, palavras e balbucios que expressam satisfação e bem-estar neste momento?

3. Como observam os outros bebês durante a brincadeira?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade, conforme suas próprias preferências, seus ritmos e possibilidades .

O que fazer durante?
inicio-num>

<fim-num>

Disponha as banheiras ou as bacias e convide os bebês, em duplas ou trios, para se aproximarem com os bonecos para a brincadeira. Explique a proposta de dar banho nos bonecos e incentive-os a explorar livremente os materiais disponíveis (sabonetes, esponjas, brinquedos de banho) e vá nomeando os elementos. Observe como as crianças comunicam suas descobertas e interagem com os outros bebês no momento. Apoie os bebês menores, aproximando-os dos materiais e possibilitando o contato deles com os objetos dispostos. Possibilite a eles se comunicar por meio de gestos e balbucios as descobertas feitas durante a exploração.

Possíveis falas do professor: Vamos brincar com o boneco que trouxemos de casa? Vamos dar um banho nele? Vamos brincar e descobrir o que usamos para isso?

<inicio-num>

<fim-num>

Após o momento de interação com os colegas e de explorar e nomear os materiais que serão utilizados no banho, convide os bebês para iniciar a brincadeira. Peça aos pequenos que segurem os bonecos e os levem até a bacia para dar banho neles. Crie um ambiente de faz-de-conta e envolva as crianças em um enredo no qual cada uma delas irá cuidar de um boneco. Faça pequenas falas, indicando que os brinquedos precisam de um banho para ficarem limpos e cheirosos. Mescle as ações individuais e coletivas. Apoie as iniciativas das crianças, de maneira que realizem aos poucos o reconhecimento de cada parte do corpo do boneco. Incentive as duplas ou trios a expressar qual parte estão lavando. Observe como os bebês vivenciam a brincadeira de dar banho no boneco. Auxilie os menores, aproximando-os da banheira e dê você banho no boneco, narrando as ações, entrando na brincadeira com eles.

Possíveis falas do professor: Qual parte do corpo do boneco vamos lavar primeiro? Quem pode me dizer? Vamos lavar esta parte, como chama? E agora lavamos o que?

<inicio-num>

<fim-num>

Após nomear as partes do corpo do boneco e de banhá-lo,convide os bebês para enxugar e vestir o brinquedo. Incentive-os a pegar as toalhas e os tecidos que estão na caixa. Possibilite que possam explorar os materiais e que descubram maneiras de manipulá-los, construindo à sua maneira peças para envolver o boneco. Apoie as ações dos pequenos e atente-se às descobertas feitas por eles. Observe como demonstram reconhecer e identificar as partes do corpo do boneco (por meio do olhar, do toque e do diálogo com o professor). Explore este momento junto com eles, brincando de enrolar um pedaço de tecido no boneco você também, de modo que eles possam imitar suas ações, construindo e descobrindo diferentes possibilidades para brincar. Coloque-se como um parceiro e faça com um boneco os passos do banho você também, pegue uma toalha na caixa e atente-se para como as crianças o observam.

Possíveis ações da criança: As crianças podem querer pegar os tecidos para enrolar o boneco ou iniciar uma brincadeira com os tecidos.

Para finalizar:

Convide os bebês para olhar os bonecos após o momento do banho, em que já estão completamente secos, e observe a maneira como reagem a isso. Promova a interação entre eles para que possam olhar o boneco um do outro. Diga aos bebês que a brincadeira acabará em alguns minutos e que os materiais serão organizados. Conte qual será o próximo passo na rotina, isso traz segurança às crianças e faz parte da partilha do planejamento. Convide-as para recolher as toalhas, os tecidos e os bonecos e guardá-los nas caixas novamente. Repita a brincadeira com os grupos seguintes, até que todas as crianças sejam contempladas. Se o próximo passo for o horário da soneca, aproveite para convidar os bebês para colocar o boneco para dormir.