Plano de Aula

Plano de aula: Construindo o programa "Na escola Pod" através de Podcasts de divulgação científica.

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Roteiros de gravação, áudios de podcasts e entrevistas feitos pelos alunos. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos. Aparelhos de telefone celular (opcionais). Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc. Softwares de edição (opcional).

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades técnicas quanto à gravação e à edição durante o processo de realização do programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: a realização do programa “Na escola Pod”, com a revisão final da programação escolhida pelos alunos (roteiro), gravação e edição dos podcasts que comporão o programa.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos