Texto para impressão
Fichas com as definições dos Elementos Composicionais
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: conhecer os elementos composicionais mais recorrentes em podcasts de divulgação científica.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
(É importante ressaltar aos estudantes que os itens Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação fazem parte da Exposição do tema).
Materiais complementares:
Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Para acessar o conjunto de fichas com as definições dos elementos composicionais para ser entregues aos grupos, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o gabarito com a sequência correta dos componentes composicionais do podcast, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, peça que os alunos se organizem em grupos (peça que seja criado um grupo de WhatsApp para que eles consigam interagir durante as atividades da aula). Entregue trechos de um podcast de divulgação científica (disponível em Materiais complementares) para cada grupo, seguindo as orientações do plano (nas orientações, verifique o intervalo do podcast que corresponde a cada trecho). Entregue também a ficha com as definições dos elementos composicionais, disponível em Materiais complementares.
Desenvolvimento
Em um áudio, peça que os alunos escutem os áudios que formam o podcast e que, em grupo, decidam qual trecho corresponde a: Título, Introdução, Definição, Descrição, Comparação, Enumeração e Exemplificação, conforme as definições dadas pela ficha entregue na Introdução. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para compartilhar com os demais, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as anotações feitas pelo seu grupo. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.
Fechamento
Para fechar a aula, envie a sequência correta dos componentes composicionais encontrados nos trechos do podcast analisado, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide Fechamento (que pode ser enviado pelo WhatsApp da turma). Ao final, em um áudio, oriente que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, lendo os textos e os problematizando, de forma a engajar os filhos nas atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Construção composicional do gênero Podcast de divulgação científica
Finalidade da aula: Analisar diferentes trechos de podcast de divulgação científica para reconhecer e estabelecer os seus elementos composicionais mais recorrentes, como: título, introdução, definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações, etc.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Podcasts de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.
Prática de linguagem:Análise Linguística / Semiótica.
Habilidade(s) da BNCCEF69LP42
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast de divulgação científica.
Aparelhos de telefone celular (opcionais).
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais do gênero podcast de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: