Plano de Aula

Plano de aula: (Im)Pessoalização do gênero Podcast de divulgação científica

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

Áudio de podcast de divulgação científica.

Texto retirado de site de divulgação científica.

Aparelhos de telefone celular (opcionais).

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de estratégias de (im)pessoalização no gênero podcast de divulgação científica e sobre tempos e modos verbais.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: reconhecer os traços mais comuns da linguagem empregada em podcasts de divulgação científica, como a (im)pessoalização e a atemporalidade verbal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos