Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

2019 é o ano do podcast na escola?

POR:
Paula Peres
Crédito: Duda Oliva

Olá!

Desde 2015, mais ou menos, eu me interesso cada vez mais por podcasts. Para quem não sabe do que se trata, são programas em áudio, parecidos com os que ouvimos no rádio, com a diferença de que eles são publicados na internet para serem consumidos quando e onde os ouvintes quiserem. E uma das “piadas internas” que corriam entre os produtores de podcast é de que todo ano que se inicia é “o ano do podcast no Brasil”.

Bom, parece que, em 2019, isso se tornou verdade. Esses formatos estão se popularizando cada vez mais, não apenas entre produtores independentes, mas também entre grandes veículos.

O que isso tem a ver com a sua aula?

Por ser uma mídia fácil de ser produzida, o podcast cai como uma luva para a sua aula (não importa qual seja a disciplina) e tem um alto poder de engajar os alunos. Eles podem tanto analisar o formato de áudio quanto produzir os seus próprios podcasts, explicando os conteúdos previstos no currículo e deixando a imaginação fluir. Quem sugere é nossa colaboradora Débora Garofalo, nesse texto.

Débora explica como você pode inserir a produção de podcasts nas aulas. Mas se quiser orientações mais específicas e encaixadas em uma sequência, fiz uma busca por “podcast” em nossa plataforma de planos de aula e encontrei 34 opções. Todas as sugestões são para turmas do Ensino Fundamental 2, e a maioria delas é para a disciplina de Língua Portuguesa, mas também há planos para História e Língua Estrangeira. Confira!

Por falar nisso...

A Nova Escola também já teve seus podcasts. Em 2016, produzimos o “Fala aí, professor!”, um programa que colocava especialista e professor para debaterem lado a lado sobre alguma questão do dia a dia da escola, como a relação dos pais com a escola, indisciplina, inclusão… Clique aqui para ouvir!

Também tivemos o Educast, uma parceria da Nova Escola com o Porvir, que mostrava experiências de escolas inovadoras. Esse pode ser conferido aqui no soundcloud.

Curso ao vivo

Hoje (dia 26), vamos transmitir ao vivo a segunda parte do curso “Avaliação na Educação Básica - Como e por que fazer?”. Vai ser às 19h! Não perca a hora e participe para saber mais sobre as melhores práticas na avaliação dos alunos ;)

Um abraço e até amanhã,

Paula Peres
Repórter de Nova Escola

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias