Plano de Aula

Plano de aula: Projeto do programa "Na escola Pod" - Uma proposta de utilização de Podcasts de divulgação científica na escola.

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Áudios de podcasts, matérias de jornais e revistas de divulgação científica, sites e vídeos de programas sobre ciência (TV e internet) e material científico escolhido e pesquisado pelos alunos, preferencialmente, envolvendo as demais disciplinas da turma. Cartazes, painéis, slides e anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizam ideias sobre temas científicos. Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro e/ou na escolha e seleção dos assuntos que serão abordados no programa.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos: a criação de um programa de divulgação científica chamado “Na escola Pod” (título sugerido) utilizando-se de podcasts para a divulgação de assuntos relacionados à ciência pesquisados e aprendidos pelos alunos dentro de sala de aula em diversas disciplinas, partindo da elaboração do roteiro da programação do programa, com a seleção de quais assuntos e entrevistas serão abordados no podcast; a definição da sequência e o encadeamento das apresentações; os possíveis efeitos sonoros e músicas que farão parte da gravação; a utilização de podcasts já gravados; dentre outros.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos