Plano de Aula

Plano de aula: Apresentação de diversos gêneros de divulgação científica, incluindo o Podcast

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Textos retirados de jornais e revistas (impressos ou online), sites, vídeos (TV e/ou internet) e podcasts contendo informações de divulgação científica.

Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos não conheçam diferentes mídias, inclusive as que tratam de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos, convidando-os a refletirem sobre a importância da ciência em nosso cotidiano e, sobretudo, sobre a importância do conhecimento científico na vida de todos, com perguntas orais para toda a sala como:
  • Onde podemos encontrar a ciência em nosso dia a dia?

Espera-se que os alunos citem nos eletroeletrônicos dentro de casa, nas clínicas e hospitais, nos remédios e medicamentos, na alimentação, nas fábricas e indústrias, nos meios de transporte, nas comunicações e na própria escola.

  • Será que a ciência influencia a nossa vida?

É esperado que a turma confirme a percepção de que há influência da ciência em nosso cotidiano.

  • De que maneira isto acontece?

Devem perceber que os usos e aplicações de quase todas as recursos não naturais ao nosso redor são oriundas da ciência.

  • Como ficamos sabendo o que acontece no mundo científico?

Espera-se que respondam que a divulgação é a maior responsável por isto.

  • Vocês conhecem alguns meios de acesso às informações científicas?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Que meios são estes?

Talvez os alunos conheçam apenas os meios tradicionais de divulgação geral, como TV, jornais e revistas, sites e a internet de modo geral. Meios como feiras, seminários e congressos de ciência podem não ser citados.

  • Vocês imaginam como as descobertas da ciência são divulgadas?

Os estudantes podem imaginar desde uma conversa entre os cientistas até entrevistas para jornalistas, por exemplo.

  • Depois de ouvir a todos, de maneira geral, avise-os que será, justamente, sobre isto que tratará esta aula: os gêneros de divulgação científica.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos