Plano de Aula

Plano de aula: A entrevista em Podcasts de divulgação científica.

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Vídeo de divulgação científica.

Cartazes, painéis, slides, anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica.

Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.

(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos).

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro de perguntas, em suas respectivas respostas e na própria condução da entrevista.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019

LAGES, Luiza. Ouvir Ciência: conheça Podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/> Acesso em 17 de janeiro de 2019

OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/> Acesso em 17 de janeiro de 2019

Podcasts: reportagens e matérias em audios. Instituto Claro Net. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/> Acesso em 17 de janeiro de 2019

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes> Acesso em 17 de janeiro de 2019

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html> Acesso em 17 de janeiro de 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: elaborar questões com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre temas científicos preparados por eles. Formular possíveis respostas e sintetizar as informações obtidas por meio de entrevistas em sala de aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos