Plano de Aula
Plano de aula: A entrevista em Podcasts de divulgação científica.
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Vídeo de divulgação científica.
Cartazes, painéis, slides, anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica.
Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro de perguntas, em suas respectivas respostas e na própria condução da entrevista.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
LAGES, Luiza. Ouvir Ciência: conheça Podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Podcasts: reportagens e matérias em audios. Instituto Claro Net. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: elaborar questões com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre temas científicos preparados por eles. Formular possíveis respostas e sintetizar as informações obtidas por meio de entrevistas em sala de aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Exiba trechos de entrevista em vídeo (disponível em materiais complementares) à turma;
- Caso a escola não disponibilize internet, faça o download do vídeo antecipadamente e grave-o em diversos formatos para serem executados em vários aparelhos, como TVs, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Devido ao tempo de duração da entrevista, você pode editar antecipadamente e/ou exibir apenas trechos do vídeo para os alunos;
- Convide a turma a perceber o máximo de características possíveis do gênero textual entrevista oral durante a exibição do vídeo, como: a postura dos interlocutores, a linguagem utilizada, os termos técnicos, a movimentação corporal, as questões vocais, entre outras;
- Se necessário, exiba novamente os trechos selecionados do vídeo à turma;
- Peça que anotem em seus cadernos os resultados obtidos;
- Divida os alunos em seis grupos (Estações);
- Aconselha-se manter os mesmos grupos das aulas anteriores;
- Aconselha-se a divisão em seis grupos para que a turma possa ter acesso a, no mínimo, dois tipos de cada forma de apresentação de dados (cartaz, painel e slide), porém, é possível alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
- Entregue para cada estação os materiais produzidos pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica, na forma de cartaz, painel e slide, além do roteiro da apresentação oral (desenvolvido em aula anterior);
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos)
- Aconselha-se entregar para cada uma das estações os materiais produzidos por outra estação;
- Explique que os grupos irão preparar e realizar entrevistas em sala de aula sobre os temas analisados;
- Peça que os integrantes de cada estação elaborarem as questões e as possíveis respostas;
- Aconselha-se que cada estação elabore entre 3 e 5 questões, porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação e tempo disponível, sem prejuízo à atividade;
- Peça que os integrantes de cada estação escolham entre si um deles para conduzir a entrevista e outro para responder as perguntas.
Materiais complementares: Para acessar o vídeo da entrevista apresentado neste momento, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que em cada estação os estudantes analisem os materiais recebidos a fim de formularem questões a serem feitas em forma de entrevista sobre o tema;
- Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
- Convide os integrantes escolhidos (entrevistador e entrevistado) de cada estação para irem à frente e realizarem a entrevista, com a participação de toda a turma;
- Se possível, grave as entrevistas, em áudio e/ou vídeo, utilizando vários aparelhos, como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, computadores, tablets, notebooks e celulares;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Convide cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria entrevista realizada e nas entrevistas das outras estações, considerando alguns pontos, como:
- o contexto de produção;
- o uso do tempo disponível;
- as características do gênero;
- o uso de mídias e tecnologias;
- os cuidados com a fala e com a movimentação corporal;
- a forma que o texto foi dito.
- Exiba e/ou execute trechos das gravações das entrevistas (caso tenham sido feitas) para melhor ilustrar alguns dos comentários e apontamentos feitos pelos alunos;
- Peça que anotem em seus cadernos as observações, comentários e apontamentos feitos por todos sobre as entrevistas de todos os grupos;
- Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é necessário que os alunos já tenham feito a atividade de planejamento (planos de aula 10 e 11 desta sequência de atividades).
Introdução
Por meio de um áudio, peça que os alunos assistam à entrevista (envie o link a eles) e percebam, durante a exibição, a postura dos interlocutores, a linguagem utilizada, os termos técnicos, a movimentação corporal, as questões vocais etc. Oriente, por áudio, que se organizem em grupos, preferencialmente nos mesmos das aulas 10 e 11 desta sequência de atividades. Oriente que os alunos retomem o que produziram nas aulas passadas (slide, painel ou cartaz, disponível no Google Apresentações), revisitando as informações pertinentes a serem apresentadas, para planejar e fazer uma entrevista oral. Oriente os grupos, então, a escolher, entre os integrantes, quem será o entrevistador e quem será o entrevistado, além de pedir que elaborem de 3 a 5 questões para a entrevista.
Desenvolvimento
Em cada grupo, peça que os alunos gravem, em casa, os seus vídeos simulando uma entrevista (usando a ferramenta de edição de vídeos para colar os fragmentos gravados, como se o entrevistador e o entrevistado estivessem no mesmo ambiente). Oriente, por mensagem de texto, que eles finalizem os trabalhos e os enviem ao grupo de WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso. Se possível, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que todos os grupos possam apreciar e discutir os vídeos feitos.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, convide um aluno de cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria apresentação e nas apresentações dos outros grupos. Os alunos podem dar essa devolutiva por áudio, enviando-o no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente analisando os produtos dos alunos, verificando se a entrevista oral está adequada à situação comunicativa e se as informações estão claras. A participação dos familiares pode ser um recurso muito importante para o engajamento discente em tempos de isolamento social e atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A entrevista em Podcasts de divulgação científica.
Finalidade da aula: Elaborar questões com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre temas científicos preparados pelos alunos. Formular possíveis respostas e sintetizar as informações obtidas por meio de entrevistas em sala de aula.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção.
Prática de linguagem: Oralidade.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP39
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Vídeo de divulgação científica.
Cartazes, painéis, slides, anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica.
Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro de perguntas, em suas respectivas respostas e na própria condução da entrevista.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
LAGES, Luiza. Ouvir Ciência: conheça Podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Podcasts: reportagens e matérias em audios. Instituto Claro Net. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html> Acesso em 17 de janeiro de 2019