
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Vídeo de divulgação científica.
Cartazes, painéis, slides, anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica.
Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro de perguntas, em suas respectivas respostas e na própria condução da entrevista.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
LAGES, Luiza. Ouvir Ciência: conheça Podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Podcasts: reportagens e matérias em audios. Instituto Claro Net. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: elaborar questões com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre temas científicos preparados por eles. Formular possíveis respostas e sintetizar as informações obtidas por meio de entrevistas em sala de aula.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos)
Materiais complementares: Para acessar o vídeo da entrevista apresentado neste momento, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é necessário que os alunos já tenham feito a atividade de planejamento (planos de aula 10 e 11 desta sequência de atividades).
Introdução
Por meio de um áudio, peça que os alunos assistam à entrevista (envie o link a eles) e percebam, durante a exibição, a postura dos interlocutores, a linguagem utilizada, os termos técnicos, a movimentação corporal, as questões vocais etc. Oriente, por áudio, que se organizem em grupos, preferencialmente nos mesmos das aulas 10 e 11 desta sequência de atividades. Oriente que os alunos retomem o que produziram nas aulas passadas (slide, painel ou cartaz, disponível no Google Apresentações), revisitando as informações pertinentes a serem apresentadas, para planejar e fazer uma entrevista oral. Oriente os grupos, então, a escolher, entre os integrantes, quem será o entrevistador e quem será o entrevistado, além de pedir que elaborem de 3 a 5 questões para a entrevista.
Desenvolvimento
Em cada grupo, peça que os alunos gravem, em casa, os seus vídeos simulando uma entrevista (usando a ferramenta de edição de vídeos para colar os fragmentos gravados, como se o entrevistador e o entrevistado estivessem no mesmo ambiente). Oriente, por mensagem de texto, que eles finalizem os trabalhos e os enviem ao grupo de WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso. Se possível, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que todos os grupos possam apreciar e discutir os vídeos feitos.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, convide um aluno de cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria apresentação e nas apresentações dos outros grupos. Os alunos podem dar essa devolutiva por áudio, enviando-o no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente analisando os produtos dos alunos, verificando se a entrevista oral está adequada à situação comunicativa e se as informações estão claras. A participação dos familiares pode ser um recurso muito importante para o engajamento discente em tempos de isolamento social e atividades remotas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A entrevista em Podcasts de divulgação científica.
Finalidade da aula: Elaborar questões com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre temas científicos preparados pelos alunos. Formular possíveis respostas e sintetizar as informações obtidas por meio de entrevistas em sala de aula.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção.
Prática de linguagem: Oralidade.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP39
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Vídeo de divulgação científica.
Cartazes, painéis, slides, anotações produzidas pelos alunos (em aulas anteriores) sobre temas diversos de divulgação científica.
Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
(Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na elaboração do roteiro de perguntas, em suas respectivas respostas e na própria condução da entrevista.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
LAGES, Luiza. Ouvir Ciência: conheça Podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Podcasts: reportagens e matérias em audios. Instituto Claro Net. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/> Acesso em 17 de janeiro de 2019
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes> Acesso em 17 de janeiro de 2019
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html> Acesso em 17 de janeiro de 2019
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: