
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Áudio de podcast, vídeo de divulgação científica, Texto retirado de site de divulgação científica, equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento de certos elementos composicionais dos gêneros de apresentação analisados.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Cadernos PDE. 2016. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
LAGES, Luiza. Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
OLIVEIRA, Vinícius. Já pensou no podcast como recurso educacional?. Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
PODCASTS. Instituto NET, Claro, Embratel. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 23 nov. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos, SP. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>.Acesso em: 23 nov. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Nova Escola. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 23 nov. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
(É interessante que os alunos sejam pegos desprevenidos, sem uma organização antecipada, para que percebam que, mesmo em uma situação de improviso, as características de apresentações orais estarão sempre presentes.)
(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).
(É esperado que a turma responda afirmativamente).
(Apesar da possível variação entre os alunos, é provável que os demais estudantes notem a sequência de informações durante a apresentação).
(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento na apresentação do colega).
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
(O trecho referente ao “Desenvolvimento e encadeamento dos diferentes temas”, praticamente, é todo o episódio, entre os trechos 3 e 4.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
FERNANDES, Tarik. SciCast#258: Dinossauros. 2018. Disponível em:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
(Espera-se que os estudantes percebam algum tipo de saudação no início da apresentação).
(É esperado que a turma responda afirmativamente).
(Os alunos devem notar a sequência de informações durante a apresentação).
(Os estudantes devem perceber o uso do recurso de recapitulação e síntese dos assuntos abordados pelos apresentadores).
(Espera-se que a classe reconheça uma conclusão ou encerramento no final do áudio do podcast).
(É esperado que os alunos citem características relacionadas ao nervosismo, descontinuidade na fala, improviso, entre outras características na fala do colega em sala, em comparação a um discurso mais organizado no áudio analisado).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Combine com algum aluno, de forma prévia, que ele greve um pequeno vídeo apresentando oralmente algum assunto de que goste. Peça que, no início da aula, ele envie o vídeo a todos os colegas da turma. Por meio de um áudio, peça que os alunos assistam ao vídeo do colega e, baseados no que perceberam, respondam às questões: como o colega começou a sua apresentação? Em seguida, já foi possível descobrir sobre o que ele iria falar? Houve uma sequência de informações apresentadas? Como ele terminou a apresentação? Peça que os alunos deixem as suas respostas em forma de mensagem de texto (ou áudio) no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Em um novo áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em grupos, criando grupos de interação no WhatsApp para que entrem em contato com os integrantes da sua equipe e trabalhem de forma colaborativa. Envie o podcast disponível em Materiais complementares, bem como a divisão dele em trechos, mostrando o intervalo de tempo para cada trecho, conforme as orientações do plano de aula. Depois, peça que os alunos façam a atividade do slide Desenvolvimento (envie a imagem do slide aos grupos por meio do WhatsApp), associando os trechos a cada parte composicional do podcast. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para compartilhar, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as respostas da atividade. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debater em conjunto.
Fechamento
Para fechar a aula, envie as respostas da atividade conforme o slide Fechamento (que pode ser enviado pelo WhatsApp da turma). Envie também um áudio ou vídeo aos alunos comentando como, geralmente, uma exposição oral é introduzida nos podcasts, resgatando o que os alunos comentaram na atividade de Introdução.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente pesquisando podcasts de divulgação científica na internet para auxiliar os alunos a modelizar, de forma inconsciente, o gênero textual, além de ampliar o repertório deles.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: