Texto para impressão - "O vagão cor-de-rosa"
"O vagão cor-de-rosa"
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.
CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos, sendo 4 para este slide e 5 para o seguinte.
Orientações:
1. Vocês acham que os jornais podem manipular o leitor?
Sim, dependendo do leitor é possível se deixar enganar.
2. De que maneira isso é feito pela mídia?
Pela maneira que veiculam as informações ou notícias.
3. Quais as maneiras de se evitar a manipulação?
Lendo jornais e mídias diferentes, buscando outras (e confiáveis) fontes de informação.
Orientações:
1. Qual o crime cometido em cada manchete? As manchetes são iguais ou diferentes?
Tráfico de drogas. Na manchete 1 foram apreendidos 300 kg de maconha, na 2, 10 kg.
2. Quem são as pessoas responsáveis pelo crime em cada manchete?
Na manchete 1 “jovens de classe média”, na 2 “traficante”.
3. Você acha que a escolha de palavras para se referir aos criminosos traz uma imagem diferente deles em cada machete?
Sim, pois na manchete 1 “jovens” soa mais leve, não cria uma imagem necessariamente negativa; na manchete 2 o termo “traficante” é essencialmente negativo.
3. Encerre esta introdução dizendo que, assim como as manchetes de notícias, o artigo de opinião também seleciona as palavras que fazem parte do movimento argumentativo no artigo de opinião e que são responsáveis pela imagem que se pretende passar (dos fatos, dados, argumentos, pessoas, situações) por meio do texto escrito.
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 5 para este slide e 25 para a atividade seguinte.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para explicação deste slide e 20 para a atividade.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Inicie a aula apresentando, pelo WhatsApp, o tema da aula: Construindo pontos de vista por meio de palavras. Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para provocar efeitos de sentido no leitor do texto, principalmente de textos argumentativos.
Introdução
Envie aos alunos, pelo WhatsApp, o slide da Introdução (presente no plano original) junto a alguns questionamentos: a. As imagens estão coerentes (adequadas)?; b. Caso não estejam adequadas, o que há de incoerente nelas?; c. Vocês acham que os jornais podem manipular o leitor?; d. De que maneira isso é feito pela mídia?; e. Quais as maneiras de se evitar a manipulação?
Apresente duas manchetes de jornal aos alunos (veja no plano original) e questione-os: 1. Qual o crime cometido em cada manchete? As manchetes são iguais ou diferentes?; 2. Quem são as pessoas responsáveis pelo crime em cada manchete?; 3. Você acha que a escolha de palavras para se referir aos criminosos traz uma imagem diferente deles em cada machete? Encerre essa introdução dizendo que, assim como as manchetes de notícias, o artigo de opinião também seleciona as palavras que fazem parte do movimento argumentativo e que são responsáveis pela imagem que se pretende passar (dos fatos, dados, argumentos, pessoas, situações) por meio do texto escrito. Veja possibilidades de respostas às questões anteriores no plano original.
Desenvolvimento
Apresente à sala o slide com o conceito de modalização (veja no plano original) e, em seguida, apresente o quadro do slide posterior, contendo os exemplos. Apresente a tabela do quadro desse slide com os exemplos dos modalizadores. Explique que a atividade que deverão fazer consiste em reconhecer o uso de modalizadores no artigo de opinião. Organize a sala em grupos de modo que cada grupo fique com uma das 7 partes do texto “Vagão cor-de-rosa”. Encaminhe as partes do artigo de opinião “Vagão cor-de-rosa”, cujo arquivo está disponível aqui. Cada grupo deve receber um trecho diferente e analisar as partes nele destacadas. Oriente os alunos a discutir e classificar cada tipo de modalizador usando os códigos: S (suposição); N (Necessidade); C (Certeza); A (Afetividade); P (Possibilidade) e D (Desejo).
Fechamento
Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas, disponível aqui. A leitura oral poderá ser feita em um momento de aula remota síncrona, com a utilização da plataforma Google Meet ou similares (veja o tutorial do Google Meet em Recursos Opcionais). Caso não seja possível reunir os alunos em webconferência, sorteie alguns alunos para fazer um áudio de sua leitura oral (1 parágrafo por aluno) e solicite que a encaminhem no grupo da sala (WhatsApp). Cada grupo deve também indicar que efeito de sentido classificou no termo/expressão destacada. Finalize a aula deixando claro que a escolha de palavras, principalmente verbos e advérbios, é essencial na construção de sentido de um texto.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler os slides que os alunos receberem e refletir junto a eles sobre a temática abordada. A reflexão em família gera discussões produtivas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani FernandesEspecialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião
Finalidade da aula: Permitir a identificação e reflexão sobre o uso de modalizadores na construção do discurso e do ponto de vista; identificar tanto em notícias como em artigo de opinião o papel de adjetivos, advérbios, locuções adverbiais e adjetivas na construção dos sentidos e seus significados contidos nas entrelinhas dos textos midiáticos da ordem do argumentar, bem como o papel deste na construção de um julgamento/avaliação.Ano:8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Estilo / Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa / Modalização
Prática de linguagem:Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF89LP14/EF89LP16/EF08LP16
Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.
CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.
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