Plano de Aula

Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 3º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • Regulamento sobre o debate produzido previamente contendo: tempo de comentário/réplica/tréplica; penalizações para infração às regras;
  • Charge do tema selecionado para o debate na aula anterior. Todas as charges estão disponíveis aqui.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, foi apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Discurso de ódio. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/discurso-de-odio/>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Liberdade de expressão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/>. Acesso em: 9 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula será realizado o debate que foi organizado na aula anterior, sobre o tema definido e pesquisado pelos grupos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos