Material para impressão - A forma imperativa no Meme ET Revoltado
Plano de Aula
Plano de aula: A forma imperativa no meme
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia com os memes com presença da forma imperativa para contextualização. Material escolar básico para realização de atividade.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: A turma pode não compreender com facilidade as modalidades apreciativas que representem valor de obrigação.
.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Ana Paula de. Imperativo. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/> . Acesso em: 15 set. 2018.
ET revoltado (#MeSegura). Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/et-revoltado-mesegura/>. Acesso em: 15 set. 2018.
GUIMARÃES, Nathália. Homem viciado em Netflix é internado na Índia. LeiaJá. Disponível em: <http://www.leiaja.com/tecnologia/2018/10/09/homem-viciado-em-netflix-e-internado-na-india/> . Acesso em: 15 set. 2018.
JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.
OTTO, Isabella. #MeSegura: os memes mais engraçados do E.T. revoltado. Capricho. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/vida-real/mesegura-os-memes-mais-engracados-do-e-t-revoltado/>. Acesso em: 15 set. 2018.
VIANNA, Katiúscia. Emmy 2018: Confira todas as séries originais Netflix indicadas ao prêmio. Adoro Cinema. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/slideshows/series/slideshow-141562/> . Acesso em: 15 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos. Solicite à turma para citar uma placa de trânsito composta por um verbo em um modo que transmite ideia de ordem ou pedido. Eles podem citar a placa “pare”. Esclareça para a turma que “pare” está no modo imperativo e que nesta aula o tema será compreender esse modo no gênero “meme”, com o objetivo de entendermos os efeitos de sentido que esse tipo textual adquire a partir desse recurso gramatical, além das suas modalidades apreciativas.
- Leia os textos de referência para compreender a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para os alunos. Conforme explica o site “Museu de Memes”, explique à turma que o meme projetado neste slide é conhecido como “ET Revoltado”, que geralmente vem acompanhado da hashtag #MeSegura, em que mostra “um extraterrestre nos braços de uma mulher que dá sempre a impressão de estar amparado ou segurando o alien que passa a ideia de estar revoltado com alguma situação.” (ET, 2018).
- Pergunte aos alunos: Esse meme foi editado a partir de uma pintura clássica, vocês a reconhecem? Como essa pintura é originalmente? Após a resposta dos alunos, explique que há montagem na edição de imagens, explique aos alunos que, segundo o site Museu de Memes, o meme é feito “a partir da pintura clássica chamada L’amour désarmé, em que a mulher segura o Cupido. O ser mitológico foi substituído pelo ET em 2008, em um concurso criado pelo site Worth1000, que promoveu uma competição cujo objetivo principal era incorporar um alien em uma obra de arte clássica.” (ET, 2018).
- Diante da contextualização em torno da origem e composição do meme, peça para um aluno ler o texto verbal presente no meme “ET Revoltado (#MeSegura)”.
- Pergunte: Vocês sabia que #MeSegura faz uso da próclise? O que seria a próclise nessa hashtag? Espera-se que a turma esclareça que a hashtag que fornece nome ao meme: #MeSegura, utiliza-se da próclise porque ocorre quando o pronome “me” é grafado antes do verbo “segura”.
- Questione: O verbo soltar em “Me solta” representa valor de orientação ou ordem? Qual a pessoa desse verbo e a quem essa pessoa se refere? O verbo soltar representa valor de obrigação, ou seja, uma ordem. A pessoa do verbo equivalente à segunda do singular (Me solta tu), referindo-se à figura da mulher que segura o ET.
- Por fim, questione ao alunos: Com qual objetivo o verbo é utilizado no meme? Espera-se que a turma conclua que no caso do meme ET Revoltado projetado neste slide, o verbo foi empregado para imprimir o sentido irônico, no qual o sujeito demonstra implicitamente uma vontade incontrolável de fazer “papel de trouxa”, mesmo diante do sentido negativo que a expressão carrega.
- Explique que verbos que exprimem ordem, pedido, orientação, recomendações, que podem ser feitas na forma afirmativa ou negativa, são verbos imperativos.
- Esclareça à turma que expressões normalmente empregadas em situações da oralidade, como "me solta" e "me segura", presentes no meme, passaram a ser empregadas com mais frequência na escrita a partir do uso da internet, dada a velocidade e a liberdade textual com que as pessoas se comunicam nesse espaço virtual.
ET revoltado (#MeSegura). Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/et-revoltado-mesegura/>. Acesso em: 15 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para a turma. Informe que este exercício será feito individualmente, por escrito, no caderno.
- Informe que, de acordo com o que é proposto na atividade, os alunos devem identificar: a forma verbal que está no modo imperativo, o que ela expressa e o comportamento humano que o meme do ET Revoltado ironiza.
Possíveis respostas:
- A forma verbal que está no modo imperativo: verbo segurar (segura), na frase “me segura”.
- O sentido que é expresso com o uso do modo imperativo: pode ser interpretado como um pedido, mas também pode ser entendido como uma ordem, com sentido irônico.
- O comportamento humano ironizado pelo meme do ET Revoltado: o meme ironiza o fato de que, com a consolidação da internet e de serviços de streaming, as séries têm conquistado o interesse do grande público. A Netflix, por exemplo, tem se destacado pela produção de séries que são reconhecidas mundialmente. De tal modo, o termo “maratona” é empregado para os internautas que ficam tão aficcionados em acompanhar as séries de forma ininterrupta, que acabam “viciados” em assistir às produções audiovisuais.
Materiais complementares:
Para adquirir conhecimento contextual sobre o tema, acesse os links a seguir:
Veja outros memes do ET Revoltado:
OTTO, Isabella. #MeSegura: os memes mais engraçados do E.T. revoltado. Capricho. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/vida-real/mesegura-os-memes-mais-engracados-do-e-t-revoltado/>. Acesso em: 15 set. 2018.
Conheça algumas das séries premiadas, produzidas pela Netflix:
VIANNA, Katiúscia.Emmy 2018: Confira todas as séries originais Netflix indicadas ao prêmio. Adoro Cinema. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/slideshows/series/slideshow-141562/> . Acesso em: 15 set. 2018.
Confira caso de homem internado por estar viciado em Netflix:
GUIMARÃES, Nathália. Homem viciado em Netflix é internado na Índia. LeiaJá. Disponível em: <http://www.leiaja.com/tecnologia/2018/10/09/homem-viciado-em-netflix-e-internado-na-india/> . Acesso em: 15 set. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide para a turma ou imprima o exercício disponível em materiais complementares.
- Peça aos alunos que, em duplas, preencham as lacunas presentes no texto. O trabalho em dupla ajuda os alunos a dialogarem para chegar a uma resposta comum.
- Peça aos alunos que, voluntariamente, leiam suas respostas.
Possíveis respostas:
- A forma imperativa é identificada através do VERBO, isto é, quando esta classe gramatical encontra-se no modo IMPERATIVO (conforme revela o próprio nome).
- Ao ser empregada no gênero “meme”, a forma imperativa está presente no texto VERBAL, ao passo que o texto visual auxilia no reforço do sentido que o meme busca transmitir.
- Geralmente, a forma imperativa do verbo é utilizada no meme para IRONIZAR um tipo de comportamento humano, como, por exemplo, no caso do meme “ET Revoltado”, que vem acompanhado da expressão “Me solta” ou “Me segura”, seguida do comportamento que está sendo abordado.
- Essas expressões, no modo imperativo, revelam o sentido de PEDIDO ou ORDEM, na maioria dos casos do meme do ET Revoltado.
Material complementar
Para imprimir o exercício, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Para encerrar a aula, proponha um jogo aos alunos.
- O jogo é uma adaptação do jogo da velha. Peça aos alunos que formem grupos de 3 pessoas. Dois serão os jogadores (x) e (o) e um aluno será o juiz.
- Imprima as frases correspondentes a cada cartela e entregue-as aos alunos que serão os juízes.
- Imprima as cartelas e entregue-as aos alunos que serão os jogadores.
- O primeiro jogador escolhe um número da cartela. Por exemplo, o número 6 da Cartela A. O juiz lê a frase correspondente, neste caso: Tire já essas roupas sujas de cima da cama.
- O Jogador deve dizer se o verbo no imperativo expressa conselho, ordem, sugestão, pedido, súplica ou convite.
- O juiz deverá conferir a resposta que está logo à frente da frase. Se o jogador acertar, deverá marcar o X no número correspondente, neste caso, o número 6. Se errar, seu adversário marcará o O.
- Ao fim do jogo, os alunos podem trocar seus papéis para que todos possam fazer a função de juiz.
- Para esta aula foram criadas duas possibilidades de jogo. Você pode misturar as frases e criar mais duas ou pode criar novas frases, aumentando o número de possibilidades de jogos diferentes.
Material complementar
Para imprimir a cartela, clique aqui.
Para imprimir as frases, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui);
PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos o tema da aula: A forma imperativa no gênero meme. Solicite aos alunos que criem uma placa de trânsito composta por um verbo em um modo que transmite ideia de ordem ou pedido. Para isso, sugira-lhes a utilização da plataforma de design gráfico Canva (veja em Recursos Opcionais). Peça que socializem suas placas com a turma.
Introdução
Encaminhe o slide desta etapa (veja no plano original) para os alunos. Conforme o site Museu de Memes, explique à turma que o meme projetado neste slide é conhecido como “ET Revoltado”, que geralmente vem acompanhado da hashtag #MeSegura e mostra “um extraterrestre nos braços de uma mulher que dá sempre a impressão de estar amparando ou segurando o alien que passa a ideia de estar revoltado com alguma situação.” (ET, 2018). Pergunte aos alunos: esse meme foi editado a partir de uma pintura clássica, vocês a reconhecem? Como essa pintura é originalmente? Após a resposta, explique que há montagem na edição de imagens e que, segundo o site Museu de Memes, o meme é feito “a partir da pintura clássica chamada L’amour désarmé, em que a mulher segura o Cupido. O ser mitológico foi substituído pelo ET em 2008, em um concurso criado pelo site Worth1000, que promoveu uma competição cujo objetivo principal era incorporar um alien a uma obra de arte clássica.” (ET, 2018). Diante da contextualização em torno da origem e composição do meme, peça aos alunos que leiam o texto verbal presente no meme “ET Revoltado (#MeSegura)”. Pergunte: vocês sabiam que #MeSegura faz uso da próclise? O que seria a próclise nessa hashtag? Questione: o verbo soltar, em “Me solta”, representa valor de orientação ou ordem? Qual a pessoa desse verbo e a quem essa pessoa se refere? Por fim, questione ao alunos: com qual objetivo o verbo é utilizado no meme? (Veja possibilidades de respostas no plano original.) Explique que verbos que exprimem ordem, pedido, orientação ou recomendação, que podem ser feitas na forma afirmativa ou negativa, são verbos imperativos. Esclareça à turma que expressões normalmente empregadas em situações da oralidade, como "me solta" e "me segura", presentes no meme, passaram a ser empregadas com mais frequência na escrita a partir do uso da internet, dada a velocidade e a liberdade textual com que as pessoas se comunicam nesse espaço virtual. Você pode fazer essa explanação em uma apresentação no PowerPoint com narração (veja em Recursos Opcionais) e encaminhar aos alunos, para que apreciem.
Desenvolvimento
Compartilhe com a turma o slide do plano original. Informe que este exercício será feito individualmente, por escrito, no caderno. Informe que, como proposto na atividade, os alunos devem identificar: a forma verbal que está no modo imperativo, o que ela expressa e o comportamento humano que o meme do ET Revoltado ironiza. Veja possibilidades de respostas no plano original. Compartilhe o slide seguinte com os alunos e peça que, em duplas, preencham as lacunas presentes no texto. O trabalho em duplas ajuda os alunos a dialogarem para chegar a uma resposta comum. Para realizar essa atividade em ensino remoto, solicite que os alunos conversem pelo WhatsApp com suas duplas, por mensagem escrita, áudio ou chamada de vídeo. Solicite que duas duplas postem suas atividades no grupo da turma para conferência. O exercício está disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar a aula, encaminhe à turma um jogo para que o joguem em trios, com o auxílio de chamada de vídeo ou de uma plataforma de reuniões online à escolha dos alunos. Dois alunos de cada grupo serão os jogadores (x) e (o), e um aluno será o juiz. Os juízes ficarão responsáveis pelas cartelas com as frases imperativas (veja no plano original). Ele as lerá para os demais jogadores, para que identifiquem onde está o verbo e se ele expressa: conselho, ordem, sugestão, pedido, súplica ou convite. O juiz deverá conferir a resposta que está logo à frente da frase. Se o jogador acertar, marca um ponto. Para esta aula foram criadas duas possibilidades de jogo. Você pode misturar as frases e criar mais duas, ou pode criar novas frases, aumentando o número de possibilidades de jogos diferentes. A cartela está disponível aqui. As frases estão disponíveis aqui.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a jogar com os alunos a atividade final deste plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A forma imperativa no meme
Finalidade da aula: Identificar o uso do modo imperativo no meme, bem como a modalidade apreciativa que represente valor de obrigação.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Estilo/Modalização
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17, EF89LP16
Esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.