Material complementar - Sugestão de análise
Plano de Aula
Plano de aula: A imparcialidade em notícias de esportes
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Professor, na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que faça um print da tela do computador com a notícia escolhida.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as marcas linguísticas que denotam a imparcialidade na notícia de esportes
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula para os estudantes.
- Diga que irão realizar a leitura de uma notícia de esportes, para observar os posicionamentos do autor e perceber o modo como é construída a parcialidade/imparcialidade na notícia analisada.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Leia com os alunos o slide e diga que lerão uma notícia polêmica sobre o jogador Ronaldinho Gaúcho. Para fomentar os conhecimentos prévios dos alunos, permita que comentem o que entendem por "polêmica", quem é o Ronaldinho Gaúcho e se ouviram falar sobre alguma notícia que envolvesse o jogador.
- Caso os alunos não tenham conhecimento/ comentários, apresente-lhes o jogador e explique o significado de "polêmica"
- Sobre Ronaldinho Gaúcho: Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Atualmente, é embaixador do Barcelona. Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço, seus dribles fantásticos e usar uma faixa na cabeça após adotar os cabelos longos. Extremamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração. Há vários sites com informações sobre o jogador que podem complementar esse momento da aula. Se os alunos não o conhecerem você também pode mostrar uma foto. No site da Wikipedia, ainda que considerado não muito confiável, por ser aberto, há muitas informações e também uma foto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete a notícia para leitura oral e coletiva com os alunos. Ao realizar a leitura oral e coletiva será possível mediar a leitura junto aos alunos, permitindo-lhes acessar conhecimentos prévios e construir sentidos. Essa forma de leitura auxilia os estudantes a irem percebendo diferentes nuances do texto e leva-os a descobrirem suas próprias estratégias de leitura. Durante a leitura é recomendável que os estudantes tenham consigo uma cópia impressa da notícia para fazerem anotações e observações. Caso não tenha acesso à internet para projetar a notícia diretamente do site, você poderá preparar um documento previamente ou imprimir a notícia somente, escrevendo seu título na lousa. É muito importante que a cópia impressa apresente também as imagens presentes na notícia, pois elas constituem elementos de análise, como se verá no slide seguinte.
- Após a leitura, retome o tema da aula e verifique junto aos alunos por que essa notícia é considerada polêmica. Reforce com os alunos que não se trata de uma notícia política, mas que tem uma finalidade de informar aos leitores sobre uma situação vivida com o jogador. O texto é polêmico e pode levantar muitas discussões. É importante assegurar o direito de manifestação a todos, e manter um ambiente de respeito às opiniões em sua pluralidade.
- Por ser uma notícia de cunho político, pode suscitar muitas polêmicas entre os alunos, portanto é muito importante deixar esclarecido que o tópico da aula não é defender um candidato, mas sim analisar o texto para perceber as marcas linguísticas e semióticas que denotam parcialidade na notícia.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a notícia a ser projetada e lida com os alunos.
Fonte da notícia: Barça discorda do apoio de Ronaldinho Gaúcho a Bolsonaro. Disponível em https://www.tribunapr.com.br/esportes/ronaldinho-gaucho-leva-bronca-por-apoio-bolsonaro/amp/. Acesso em 10/12/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Inicie discutindo com os alunos o que significa ser imparcial. Lembre-os que, em uma notícia esportiva, parece que somente há uma exposição de fatos, mas nada é imparcial, sempre há alguma marca que denota uma posição de quem escreve.
- Organize a turma em duplas para lerem novamente a notícia e levantarem aspectos que lhes pareçam marcas de parcialidade/imparcialidade na notícia. Oriente os alunos para perceberem todos os detalhes da notícia, até mesmo as imagens, pois elas também ajudam a construir a parcialidade/imparcialidade da notícia. Você pode ajudá-los nessa reflexão colocando as seguintes questões: De que modo as imagens colocadas na notícia auxiliam na construção do conteúdo? Que palavras podem reforçar ou não a posição do clube? Há alguma forma de perceber se o jornalista imprime seu próprio pensamento na notícia? No material complementar sugerimos alguns aspectos a serem analisados.
- Abra espaço para que os alunos comentem o que perceberam. Nos materiais complementares você pode acessar uma sugestão de análise com os marcadores e comentários sobre a notícia.
- Caso os alunos não percebem os aspectos sugeridos no material complementar, leia novamente a notícia em voz alta com eles e faça paradas (de acordo com os trechos marcados no material complementar) para conversar com os alunos.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar a notícia a ser projetada e lida com os alunos.
Clique aqui para acessar a sugestão de análise da notícia.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Apresente a questão do slide aos alunos e leve-os a refletir sobre os aspectos analisados durante a leitura. Ouça os alunos e anote as informações na lousa. Os alunos também podem registrar em seus cadernos ou pode ser feito o mini cartaz com as observações realizadas. Espera-se que os alunos percebam que, mesmo sendo uma notícia que tem a finalidade de relatar um fato, há um posicionamento sutil em apoio ao clube pela sua decisão e isso se percebe pela escolha das imagens e pelas expressões linguísticas utilizadas na construção do texto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO6_01SQA07
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200);
Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a organizarem-se em duplas e ler a notícia sobre o Ronaldinho Gaúcho (disponível no Plano). Diga que as atenções deles devem voltar-se para tentar perceber se a notícia revela, em algum momento, de que lado está o jornalista que a escreveu. Envie as seguintes perguntas junto com o texto: 1.De que modo as imagens colocadas na notícia auxiliam na construção do conteúdo? 2. Que palavras podem reforçar ou não a posição do clube? 3. Há alguma forma de perceber se o jornalista imprime seu próprio pensamento na notícia? Quais palavras podem “entregar” seu posicionamento?
Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja enviada por e-mail ou whatsapp depois de pronta. Como sugestão, os alunos podem responder em um Google Doc criado pela dupla e compartilhá-lo em uma pasta específica para esta atividade criada por você no Google Drive.
Desenvolvimento
Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Após verificar as produções de sua turma, peça, por áudio, que todos os alunos leiam as respostas das duplas, compartilhadas no Google Drive. Combine que cada dupla deve escolher um trabalho de outra dupla para fazer comentários, atentos aos aspectos levantados que sejam diferentes, interessantes e originais.
Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar, enfatizar. Grave novo áudio ou envie comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Ronaldinho Gaúcho virou meme na internet depois de aparecer, de forma totalmente inesperada, nos mais diferentes lugares. Para ver alguns desses memes, basta uma busca no Google Imagens. Há uma brincadeira com o jogador que foi feita com filmes e séries também: https://falauniversidades.com.br/memes-ronaldinho-aleatorio/ Que tal a família entrar na brincadeira e criar um meme colocando esse intrigante personagem do futebol brasileiro em um lugar bem inusitado? Podem ser usados recursos básicos de edição de imagem, ou até mesmo recorte e colagem. Encoraje aqueles que toparem o desafio a postar vídeos ou fotos dessa criação em família no grupo de whatsapp da turma.