Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente a proposta de aula (Aprendendo a organizar as ideias em um texto argumentativo) explicando que, quando vamos argumentar sobre um assunto, as ideias parecem um quebra-cabeça, e nossa função ao escrever o texto é deixá-las organizadas. Para isso, crie um material gráfico bem interessante, com a imagem de um quebra-cabeça com o tema da aula, e encaminhe aos alunos pelo WhatsApp. Você pode usar plataformas de design gráfico para isso. Veja em Recursos Opcionais o exemplo do Canva.
Introdução
Envie, pelo WhatsApp, o texto-desafio cujas letras das palavras estão embaralhadas: a primeira e a última letra de cada palavra está na ordem, e as demais não estão (veja no plano original). Desafie algum aluno a lê-lo. A resposta correta é: de acordo com uma pesquisa de uma universidade inglesa, não importa em qual ordem as letras de uma palavra estão, a única coisa importante é que a primeira e última letras estejam no lugar certo. O resto pode ser uma bagunça total e você ainda consegue ler sem problema. Isso ocorre porque nós não lemos cada letra isolada, mas a palavra como um todo. Depois, questione: é mais fácil ler letras das palavras fora de ordem ou ideias dentro de um texto fora de ordem? Compartilhe o slide seguinte, desafiando os alunos com a segunda possibilidade. Encaminhe-lhes o texto desse desafio, em que as palavras estão fora de ordem. Desafie outro aluno a lê-lo. Esclareça que a palavra que inicia a frase não está grafada em letra maiúscula e que eles podem usar uma vírgula. Aguarde a resposta do aluno no grupo da turma. Depois, anote a frase na ordem correta: "Não existe falta de tempo, mas incapacidade de organização." Pergunte: qual dos dois desafios foi mais difícil? Certamente, os alunos terão mais dificuldade no desafio 2 do que no 1. Levante a hipótese sobre isso: é provável que os alunos comentem que é mais difícil decifrar ideias fora de ordem do que palavras com letras fora de ordem. Explique aos alunos que isso se dá porque as ideias em uma frase/parágrafo/texto precisam estar organizadas para fazer sentido.
Desenvolvimento
Peça aos alunos que escolham uma dupla e entrem em contato, no privado, para organizar a atividade. Compartilhe com cada dupla o arquivo “Quebra-cabeça de ideias” (disponível aqui), juntamente com a tabela “Organizando o artigo de opinião”. Trata-se de uma atividade que contém um artigo de opinião: “A pirataria e o acesso ao consumo”, cuja temática relaciona a pirataria de bens culturais ao consumo, bem como a suas implicações na sociedade. As partes estão desordenadas. Oriente os alunos a partir das informações expostas no slide do Desenvolvimento do plano original, deixando claro o que há em cada seção. Não deixe de acessar a versão organizada/comentada do texto, disponível aqui, para orientar essa atividade. Esclareça que, para fazer essa atividade, os alunos devem: 1) Numerar as partes do texto a lápis; 2) Conferir a ordem correta com o professor, no privado; 3) Recortar e colar as partes. Explique aos alunos que, para colocar as partes em ordem, eles devem seguir a lógica de buscar elementos/informações/palavras que se relacionam entre si. Antecipe que a ordem não é aleatória e que existe apenas uma possibilidade. Para orientar os alunos nessa atividade, recomenda-se que você acompanhe as discussões, mostrando palavras que indicam a relação de sentido entre as partes, como pronomes que retomam elementos anteriores e conjunções que estabelecem sentidos. Para isso, acesse a versão comentada do texto já organizado, disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar, reforce com os alunos a ideia de que o artigo bem redigido precisa estar com as ideias articuladas. Considere a versão comentada/gabarito para exemplificar como os elementos linguísticos nos indicam a correta organização do texto. Você pode, se preferir, dar prosseguimento a esta aula trabalhando com leitura e compreensão, e com os tipos de argumentos presentes nesse artigo.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os responsáveis auxiliem os alunos na tarefa de organizar o quebra-cabeça. Essa atividade, além de unir a família em uma proposta em comum, proporcionará aos alunos maior compreensão sobre as partes de um texto argumentativo.