GABARITO: Atividade: quebra-cabeça de ideias
Plano de Aula
Plano de aula: Quais as partes de um artigo de opinião?
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Atividade de “quebra-cabeça” impressa com o texto ”A pirataria e o consumo”, disponível aqui.
Versão comentada/gabarito do mesmo texto já organizado (apenas uma cópia para você), disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer que a tese nem sempre está localizada no começo do artigo de opinião e que o ponto de vista assumido pode ficar evidente apenas no final do texto.
Referências sobre o assunto:
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta de aula explicando que quando vamos argumentar sobre um assunto, as ideias parecem um quebra-cabeça e que nossa função ao escrever o texto é deixá-las organizadas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO