Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Tabela de organizadores textuais, disponível aqui.

- Atividade de reorganização dos fragmentos do texto, disponível aqui.

- Gabarito da atividade, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Utilizar adequadamente os organizadores textuais e identificar seus diferentes sentidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. O uso de conectores em artigos de opinião. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237?8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_113.pdf>. Acesso em 16.11.2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para “costurar” as ideias do texto e os parágrafos e que isso é necessário para que um texto fique claro e coerente.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos