Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Tabela de organizadores textuais, disponível aqui.

- Atividade de reorganização dos fragmentos do texto, disponível aqui.

- Gabarito da atividade, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Utilizar adequadamente os organizadores textuais e identificar seus diferentes sentidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. O uso de conectores em artigos de opinião. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237?8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_113.pdf>. Acesso em 16.11.2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para “costurar” as ideias do texto e os parágrafos e que isso é necessário para que um texto fique claro e coerente.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP17 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS