Plano de Aula

Plano de aula: O meme publicitário e o uso de adjetivo para expressar estado de humor

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, material escolar básico e atividades impressas.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode não assimilar os aspectos visuais como um elemento de persuasão não verbal. Os alunos podem não compreender com facilidade as modalidades apreciativas que demonstram a apreciação ideológica sobre o posicionamento implícito ou assumido.

Referências sobre o assunto:

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao>. Acesso em 3 out. 2018.

CEMITÉRIO Jardim da Ressurreição. Página do Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jardimdaressurreicao/photos/a.586323488130934/1826324167464187/?type=3&theater>. Acesso em: 3 out. 2018.

MELO, Alexandre de. Como você está hoje? Estes memes de escala com certeza sabem. Vírgula. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

O PODER dos memes na publicidade. ID O Povo. Disponível em: <http://blogs.opovo.com.br/id/2015/06/01/o-poder-dos-memes-na-publicidade/>. Acesso em: 3 out. 2018.

OLIVEIRA, Jéssica. Memes na publicidade: 10 marcas que quebraram a internet. PropMark. Disponível em: <http://propmark.com.br/anunciantes/memes-na-publicidade-10-marcas-que-quebraram-a-internet>. Acesso em: 3 out. 2018.

PACHECO, Mariana Do Carmo. "O que são modalizadores discursivos?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm>. Acesso em: 30 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem que há memes que são utilizados para divulgar marcas, peça para citarem um exemplo, pergunte se eles acreditam que essa é uma boa forma de divulgar um produto. Informe que nesta aula será trabalhado um meme que faz propaganda de um cemitério. Peça para que eles levantem hipóteses de como isso poderia ser feito. Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos