Atividade para impressão - Charges para debate
Plano de Aula
Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 2º plano de 3 planos sobre o gênero debate.
Materiais necessários:
- O arquivo com as charges pré-selecionadas, disponível aqui, para a escolha do tema do debate regrado.
Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.
Dificuldades antecipadas: compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.
Referências sobre o assunto:
OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que nesta aula vocês irão definir o tema do debate, bem como organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula projetando a tirinha no quadro e instigue os alunos a responder aos questionamentos oralmente. Caso não seja possível, você mesmo pode lançar a pergunta aos alunos “O certo é biscoito ou bolacha?”, de forma provocativa.
- Certamente, a sala irá se manifestar de forma desorganizada, todos querendo falar ao mesmo tempo.
- A intenção neste começo de aula é mostrar aos alunos que para debater é preciso ter organização. Este é o objetivo da aula.
- Explique a eles que qualquer debate, se não for organizado, se transforma em discussão.
- Retome que o objetivo da aula é organizar um debate REGRADO, questione-os sobre o que realizar um debate regrado pressupõe. Espera-se que os alunos apontem que um debate REGRADO pressupõe a existência de regras.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Esclareça aos alunos que neste momento será feita a escolha do tema do debate regrado que será feito em outro momento da aula.
- Para isso, projete no quadro as 4 charges, do slide atual e do slide seguinte. Caso não seja possível, você pode providenciar a impressão das charges e colá-las no quadro.
- O arquivo com as charges pré-selecionadas estão disponíveis aqui. Mas você pode selecionar outros temas relevantes à realidade dos alunos, tendo o cuidado de que sejam temas efetivamente polêmicos, ou seja, que dividam opiniões.
- Primeiramente, mostre as 4 charges à turma (deste slide e do posterior).
- Agora, incentive-os a identificar a temática de cada uma delas questionando a sala oralmente sobre qual seria o tema abordado em cada uma.
- Anote no quadro a temática de cada charge, orientando os alunos a perceberem que cada charge apresenta uma crítica e que o tema é polêmico porque existem controvérsias sobre ele.
- Verifique no slide seguinte os temas depreendidos de cada charge, bem como a crítica e questão controversa.
- Sugere-se 30 minutos para essa etapa, sendo 15 para a escolha e explicação do tema e 15 para a criação das regras.
Desenvolvimento
Orientações:
- Sobre os temas de cada charge, espera-se que os alunos identifiquem:
Charge 1:
Tema: diferença de qualidade entre as escolas públicas e particulares.
Crítica: Os alunos da escola particular estão mais avançados (lâmpada comparada a conhecimento/ideia) e os da escola pública estão atrasados (lamparina comparada a conhecimento/ideia “atrasados”).
Controvérsia:
Charge 2:
Tema: a baixa qualidade no atendimento no sistema público de saúde.
Crítica: A demora no atendimento é tão grande que os pacientes morrem à espera de atendimento.
Controvérsia: O sistema público de saúde no Brasil serve de modelo em outros países por representar o acesso gratuito a todos.
Charge 3:
Tema: a questão das cotas na universidade divide opiniões.
Crítica: Cada grupo social reivindica seus direitos de acesso às cotas, inclusive o grupo que não tem direito às cotas.
Controvérsia: As cotas são uma forma de acesso das minorias (condição econômica, raça etc.)
Charge 4:
Tema: a lei da palmada.
Crítica: a lei da palmada criminaliza os pais, inclusive tornando complexa a educação que pretendem dar aos filhos, como na situação de consumo retratada.
Controvérsia: a lei da palmada é uma forma de violência.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora que a turma já decidiu o tema, você deverá orientá-los a produzir as regras do debate.
- Esta fase é importante, porque, sendo as regras elaboradas, planejadas e determinadas pelos alunos, haverá maior possibilidade de eles respeitarem.
- Esclareça que as regras devem ser planejadas pensando na atuação de cada grupo.
- Para isso, oriente-os que devem levar em conta o debate assistido na aula 10 a respeito da forma de organização, da participação dos debatedores, da postura de cada um, dentre outros pontos que julgar necessários.
- As regras devem ser criadas seguindo as questões reproduzidos neste slide, que também podem ser anotadas no quadro.
- Para nortear as regras a serem elaboradas pelos alunos, tenha por base a leitura do artigo desse link.
- Conforme os alunos forem falando as regras, anote-as na lousa de modo claro e usando verbos no imperativo.
- Por fim, use uma cartolina ou papel pardo para anotar as regras criadas e disponibilize-as em uma parede da sala com o título “Regras para o debate regrado”.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, divida os alunos em 3 grupos: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores.
- Oriente os alunos em relação à pesquisa, deixando claro que todos devem pesquisar sobre o tema.
- Explique que devem pesquisar o tema em casa ou no laboratório de informática da escola usando diferentes fontes e ferramentas de pesquisa.
- Esclareça aos alunos que podem usar o google e suas diferentes formas de filtro e que devem variar pesquisando em: vídeos, notícias, reportagens, entrevistas etc.
- Agende uma data para a realização do debate, que ocorrerá na aula 12. Um tempo razoável para a pesquisa é cerca de uma semana.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho pelo WhatsApp. Explique aos alunos que, nesta aula, vocês irão definir juntos o tema do debate e organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo.
Introdução
Inicie a aula encaminhando aos alunos a tirinha (presente no plano original) e instigando-os a responder ao questionamento das personagens, oralmente, no grupo da turma. É provável que os alunos tenham opiniões diversas. A intenção, nesse começo de aula, é mostrar que, para debater, é preciso ter organização. Esse é o objetivo da aula. Explique a eles que qualquer debate, se não for organizado, se transforma em discussão. Ressalte que o objetivo da aula é organizar um debate REGRADO, e questione-os sobre o que realizar um debate regrado pressupõe.
Desenvolvimento
Esclareça aos alunos que, nesse momento, será feita a escolha do tema do debate regrado que será formalizado em outro momento da aula. Para isso, compartilhe com os alunos as 4 charges do slide atual (veja no plano original) e do slide seguinte. O arquivo com as charges pré-selecionadas está disponível aqui, mas você pode selecionar outros temas relevantes para a realidade dos alunos, tendo o cuidado de que sejam temas efetivamente polêmicos, ou seja, que dividam opiniões, sendo adequados ao ambiente escolar. Primeiramente, mostre as 4 charges à turma (desse slide e do posterior). Em seguida, incentive-os a identificar a temática de cada uma delas questionando oralmente (via áudio no WhatsApp) sobre qual seria o tema abordado em cada uma. Posteriormente, compartilhe a real temática de cada charge, orientando os alunos a perceber que cada charge apresenta uma crítica e que o tema é polêmico porque existem controvérsias sobre ele. Verifique, no slide seguinte (no plano original), os temas depreendidos de cada charge, bem como a crítica e a questão controversa. Veja, no plano original, as expectativas de análise quanto a cada charge lida. Solicite, então, que a turma escolha dentre esses temas qual será o do seu debate. A partir do momento em que a turma decidir o tema de seu debate, você deverá orientá-los a produzir as regras do debate. Organize a turma em pequenos grupos a sua escolha. Esclareça que as regras devem ser planejadas pensando na atuação de cada grupo. Para isso, oriente-os a levar em conta o debate assistido na aula 10 no que diz respeito à forma de organização, à participação dos debatedores, à postura de cada um, dentre outros pontos que julgar necessários. As regras devem ser criadas seguindo as questões reproduzidos no último slide do Desenvolvimento do plano original. Para nortear as regras a serem elaboradas pelos alunos, tenha por base a leitura do artigo disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar esta aula, divida os grupos em: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores. Oriente os alunos em relação à pesquisa, deixando claro que todos devem pesquisar sobre o tema. Explique que devem pesquisar sozinhos e compartilhar os resultados com seu grupo pelo WhatsApp. Esclareça aos alunos que podem usar o Google e suas diferentes formas de filtro, e que devem variar pesquisando em: vídeos, notícias, reportagens, entrevistas etc. Explique aos alunos que, no dia previsto para o debate, vocês terão um encontro online pela plataforma Google Meet ou similar.
Convite às famílias
Você pode instigar os alunos a abrir o debate em casa: mas afinal, é biscoito ou bolacha? Essa brincadeira pode render discussões bem construtivas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar
Finalidade da aula: Planejar as etapas de realização de um debate e definir o tema a partir das charges previamente selecionadas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados / Efeitos de sentido
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP12/EF69LP19
Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.