Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 2º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

• O arquivo com as charges pré-selecionadas, disponível aqui, para a escolha do tema do debate regrado.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Título da aula

Orientações:

• Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula vocês irão definir o tema do debate, bem como organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos