Plano de Aula

Plano de aula: Planejando um artigo de opinião

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 1ª de 3 aulas deste módulo.

Materiais necessários:

Coletânea de textos para escolha do tema, disponível aqui.

Tabela para projeto de texto, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: localizar a questão controversa do tema.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é selecionar o tema e planejar o artigo de opinião que será produzido na aula seguinte.
  • Questione-os se sabem o que é um artigo de opinião, o que sabem a respeito dele, onde circula, quem escreve.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos