Atividade para impressão - Coletânea de Charges
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando um artigo de opinião
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 1ª de 3 aulas deste módulo.
Materiais necessários:
Coletânea de textos para escolha do tema, disponível aqui.
Tabela para projeto de texto, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: localizar a questão controversa do tema.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que o objetivo desta aula é selecionar o tema e planejar o artigo de opinião que será produzido na aula seguinte.
- Questione-os se sabem o que é um artigo de opinião, o que sabem a respeito dele, onde circula, quem escreve.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos os temas possíveis para produzir o artigo de opinião reproduzindo este slide com essas três charges. Se não for possível, imprima a versão destes textos na coletânea disponível aqui.
- Retome com os alunos que um tema polêmico é aquele que apresenta uma questão controversa, ou seja, que divide opiniões.
- Questione os alunos: Qual a questão controversa de cada um dos temas? Questione-os “Por que será que este tema é polêmico?”
- Atente-se para o fato de que este momento não é para identificar o tema dos textos, pois isso está expresso nos títulos reproduzidos no slide, mas sim para que eles identifiquem o que há de polêmico nesses assuntos. Incentive-os a tecer hipóteses sobre o que há de polêmico nestes temas. .
- Espera-se que os alunos identifiquem o tema e a polêmica envolvendo cada texto:
Texto 1: o uso excessivo das redes sociais e sua interferência nas relações familiares: aproximação ou distanciamento? A imagem projetada nas redes sociais e a realidade.
Texto 2: A proibição das sacolas plásticas em supermercados e a cobrança destas por parte de estabelecimentos.
Texto 3: as ciclovias como forma alternativa de transporte: os investimentos altos nas ciclovias e o fato de os ciclistas terem de usar faixas exclusivas quando deveriam ter um trânsito seguro para todos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e distribua a coletânea de charges, disponível aqui.
- Oriente cada dupla a selecionar um dos temas, sobre o qual será planejado e redigido o artigo de opinião.
- Após os alunos terem selecionado o tema que pretendem abordar no artigo de opinião, distribua a tabela do projeto de texto, disponível aqui.
- Explique que esta etapa de planejamento do texto é essencial, uma vez que as ideias precisam ser planejadas previamente à redação do texto.
- Para apropriação do tema, você pode levar os alunos ao laboratório de informática ou orientá-los a usarem o celular para pesquisar e ampliar o repertório temático.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Para finalizar esta aula, peça que cada dupla socialize: o tema escolhido e o ponto de vista/tese que irão defender.
- Caso seja possível, encerre a aula indicando que os alunos podem pesquisar mais sobre o tema escolhido para que na próxima aula estejam melhor preparados para redigir o artigo de opinião.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho pelo WhatsApp. Explique aos alunos que o objetivo desta aula é selecionar o tema e planejar o artigo de opinião que será produzido na aula seguinte. Questione-os se sabem o que é um artigo de opinião, o que sabem a respeito do gênero, onde circula, quem o escreve etc.
Introdução
Apresente aos alunos os temas possíveis para produzir o artigo de opinião reproduzindo o slide da Introdução (veja no plano original) com as três charges. Veja também a versão desses textos na coletânea disponível aqui. Ressalte que um tema polêmico é aquele que apresenta uma questão controversa, ou seja, que divide opiniões. Questione-os: qual a questão controversa de cada um dos temas? Por que será que esse tema é polêmico? Atente-se para o fato de que esse momento não é para identificar o tema dos textos, pois isso está expresso nos títulos reproduzidos no slide, mas sim para que eles identifiquem o que há de polêmico nesses assuntos. Portanto, incentive-os a tecer hipóteses a respeito da polêmica que há nesses temas. Espera-se que os alunos identifiquem o tema e a polêmica envolvendo cada texto:
Texto 1 – O uso excessivo das redes sociais e sua interferência nas relações familiares: aproximação ou distanciamento? A imagem projetada nas redes sociais e a realidade.
Texto 2 – A proibição das sacolas plásticas em supermercados e a cobrança destas por parte de estabelecimentos.
Texto 3 – As ciclovias como forma alternativa de transporte: os investimentos altos nas ciclovias e o fato de os ciclistas terem de usar faixas exclusivas quando deveriam ter um trânsito seguro para todos.
Desenvolvimento
Organize os alunos em duplas e compartilhe, pelo WhatsApp, a coletânea de charges disponível aqui. Oriente cada dupla a selecionar um dos temas sobre o qual será planejado e redigido o artigo de opinião. Encaminhe-lhes também a tabela do projeto de texto, disponível aqui. Explique que essa etapa de planejamento do texto é essencial, uma vez que as ideias precisam ser planejadas previamente à redação do texto. Para apropriação do tema, você pode pedir às duplas que pesquisem sobre as temáticas apresentadas.
Fechamento
Para finalizar esta aula, peça que cada dupla socialize, por áudio, o tema escolhido e o ponto de vista/tese que irá defender. Caso seja possível, encerre a aula indicando que os alunos podem pesquisar mais sobre o tema escolhido para que, na próxima aula, estejam mais preparados para redigir o artigo de opinião.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a pesquisar junto aos alunos sobre as temáticas sugeridas para que eles possam ter um bom repertório para sua produção posterior. As famílias podem gerar uma discussão sobre cada assunto e seus contextos – histórico, social, geográfico – para que os alunos compreendam as temáticas de modo global.