Plano de Aula

Plano de aula: Identificando a apreciação ideológica no comentário transformado em meme

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica

Materiais necessários: Memes projetados em multimídia. Material básico para produção escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode não compreender o sentido de “ideologia” ou pode não assimilar com facilidade as modalidades apreciativas ou o posicionamento implícito ou assumido.

Referências sobre o assunto:

AS MELHORES reações do Twitter ao bisonho pedido de desculpas patrocinado do Neymar. Sensacionalista. Disponível em: <http://www.sensacionalista.com.br/2018/07/30/as-18-melhores-reacoes-do-twitter-ao-bisonho-pedido-de-desculpas-patrocinado-do-neymar/>. Acesso em: 16 out. 2018.

BRASIL, Gillette. Um Novo Homem Todo Dia | Gillette & Neymar Jr. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ>. Acesso em: 16 out. 2018.

DESCULPA 'patrocinada' de Neymar é parte de um contrato que custa mais de R$ 25 milhões. Estadão. Disponível em: <https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,desculpa-patrocinada-de-neymar-e-parte-de-um-contrato-que-custa-mais-de-r-25-milhoes,7000242352>. Acesso em: 16 out. 2018.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Academia. Disponível em: < http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

SALA de Visita - Entrevista com Washington Olivetto. Livraria Cultura. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xq8TwLmNMvA>. Acesso em: 18 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Solicite à turma citar meios de comunicação onde podemos encontrar o gênero “comentário”. Espera-se que citem tanto em redes sociais virtuais quanto na rádio e TV. Questione qual o objetivo de realizarmos comentários. Espera-se que a turma cite que o comentário é uma forma bastante recorrente de transmitir opinião nas redes sociais. Finalize esclarecendo que o comentário pode não só transmitir um posicionamento, como também até se transformar em meme, se fizer muito sucesso.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos