Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo a estrutura do gênero textual Propaganda

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer os recursos estilísticos empregados na propaganda.

Referências sobre o assunto:

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: observar alguns exemplos de propaganda para identificar as partes que a compõem. Convide-os a analisar a estrutura composicional de propagandas em folhetos e outdoors.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos