Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos: “discutir x argumentar”. Você pode encaminhar para os alunos imagens de pessoas conversando de diversas formas (exaltadas, calmas, atentas…) e questionar se estão discutindo ou argumentando. Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão online). Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo). Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.
Introdução
Compartilhe a tirinha da Introdução (veja no plano original) e discuta com os alunos a partir das questões expostas. Contextualize a tirinha explicando que a página de onde ela foi extraída é “Um sábado qualquer”, cujo autor (Carlos Ruas) tem o intuito de “praticar o diálogo, o debate e o livre pensamento filosófico” a respeito das diferentes religiões e deuses que representam seus seguidores (cristãos, judeus, budistas, hindus, egípcios). Considere as seguintes expectativas de respostas para validar as afirmações dos alunos: 1. No sentido literal, “argumento dos deuses” seria um argumento bom/forte/convincente; 2. Deus (o Criador, no cristianismo) e Cronos (Deus do tempo, na mitologia romana); 3. Na tirinha, eles apenas discutem, pois não apresentam argumentos para defender um ponto de vista; 4. Eles discutem sobre quem se acha o verdadeiro Deus, quem é “a verdade”; 5. Não, pois eles não usam bons argumentos, ficam apenas no “é/não é”.
Desenvolvimento
Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumento a partir das informações expostas no slide do Desenvolvimento (no plano original). Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto “Pesquisas com animais”. Essa atividade está disponível aqui. Em seguida, peça que retomem o texto “Pesquisa com animais.” Aqui, ele será usado com outro objetivo (verificar os tipos de argumento ainda não estudados). Compartilhe com os alunos o arquivo com a atividade do 2º slide do Desenvolvimento (no plano original) e do seguinte. A versão para compartilhamento desse arquivo está disponível aqui. Para verificar o emprego desses argumentos no texto e orientar os alunos sobre a atividade II, acesse a versão comentada da atividade, disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar esta aula, peça que os alunos registrem no caderno a resposta à questão do Fechamento (no plano original). Espera-se que eles associem com a discussão inicial, deixando claro que o uso de diferentes argumentos faz como que a “discussão” se torne uma argumentação.
Convite às famílias
Você pode convidar os alunos a conversar com seus familiares sobre as diferenças entre discutir e argumentar. Será que os alunos sabem argumentar? Será que a discussão será sempre destrutiva ou pode ser construtiva também?