Plano de aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Na aula 4 desta sequência abordamos três tipos de argumentos (autoridade, exemplificação e provas concretas). Aqui os alunos irão aprender sobre outros três tipos (senso comum, causa e consequência e argumentação). O texto base é o mesmo da aula anterior (6), mas aqui o texto será empregado com outro objetivo.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui.

- Atividade impressa para os alunos sobre análise dos tipos de argumentos, disponível aqui.

- Versão comentada para o professor da análise sobre tipos de argumentos (gabarito), disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

MIRANDA, Marcio. Como argumentar sem discutir. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3aUlnrNxmQ4>. Acesso em: 16 out. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos.
  • Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão on-line) e anote-as no quadro.

Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo).

Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.

• Apresente a proposta de aula explicando que em textos argumentativos o objetivo é que você argumente.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos