Atividade para impressão - Artigo de opinião
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Na aula 4 desta sequência abordamos três tipos de argumentos (autoridade, exemplificação e provas concretas). Aqui os alunos irão aprender sobre outros três tipos (senso comum, causa e consequência e argumentação). O texto base é o mesmo da aula anterior (6), mas aqui o texto será empregado com outro objetivo.
Materiais necessários:
- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui.
- Atividade impressa para os alunos sobre análise dos tipos de argumentos, disponível aqui.
- Versão comentada para o professor da análise sobre tipos de argumentos (gabarito), disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
MIRANDA, Marcio. Como argumentar sem discutir. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3aUlnrNxmQ4>. Acesso em: 16 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos.
- Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão on-line) e anote-as no quadro.
Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo).
Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.
- Apresente a proposta de aula explicando que em textos argumentativos o objetivo é que você argumente.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete no quadro a tirinha e discuta oralmente com os alunos a partir das questões expostas. Caso não seja possível projetar, providencie uma impressão e anote as questões no quadro.
- Contextualize a tirinha explicando que a página de onde ela foi extraída é “Um sábado qualquer”, cujo autor (Carlos Ruas) tem o intuito de “praticar o diálogo, o debate e o livre pensamento filosófico” a respeito das diferentes religiões e deuses que representam seus seguidores (cristãos, judeus, budistas, hindus, egípcios).
- Considere as seguintes expectativas de respostas para validar as respostas dos alunos:
1. No sentido literal “argumento dos deuses” seria um argumento bom/forte/convincente.
2. Deus (o Criador - cristianismo) e Cronos (Deus do tempo - mitologia romana).
3. Na tirinha eles apenas discutem, pois não apresentam argumentos para defender um ponto de vista.
4. Eles discutem sobre quem se acha o verdadeiro Deus, quem é “ a verdade”.
5. Não, pois eles não usam bons argumentos, ficam apenas no “é/não é”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumentos a partir das informações expostas no slide ou reproduza-os no quadro na falta do projetor.
- Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto “Pesquisas com animais”, cuja atividade pode ser acessada aqui.
- Distribua a atividade e peça aos alunos para associar cada trecho a um tipo de argumento específico.
- Utilize 10 minutos para essa etapa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Retome o texto “Pesquisa com animais.” Aqui ele será usado com outro objetivo (verificar os tipos de argumentos ainda não estudados).
- Distribua o arquivo com a atividade projetada neste slide e no seguinte. A versão para impressão deste arquivo encontra-se aqui.
- Se preferir, você pode fazer esta atividade projetando o slide em tela.
- Para verificar o emprego desses argumentos no texto e orientar os alunos sobre a atividade II, acesse a versão comentada da atividade aqui.
- Utilize 20 minutos para essa etapa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continuação do exercício da atividade anterior
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome com os alunos a atividade anterior, promovendo a socialização/correção oral a partir da leitura de cada tipo de argumento.
- Enquanto cada aluno comenta, projete cada argumento no quadro.
- Encerre a aula pedindo que os alunos registrem no caderno a resposta para esta questão projetada.
Espera-se que eles associem com a discussão inicial, deixando claro que o uso de diferentes argumentos faz como que a “discussão” se torne uma argumentação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Inicie a aula questionando se os alunos sabem a diferença entre esses dois termos: “discutir x argumentar”. Você pode encaminhar para os alunos imagens de pessoas conversando de diversas formas (exaltadas, calmas, atentas…) e questionar se estão discutindo ou argumentando. Se necessário, explique a diferença usando as definições do dicionário Michaelis (versão online). Discutir: Analisar questionando; levantar questões a respeito de (algo). Argumentar: defender pontos de vista contrários sobre (algo); debater.
Introdução
Compartilhe a tirinha da Introdução (veja no plano original) e discuta com os alunos a partir das questões expostas. Contextualize a tirinha explicando que a página de onde ela foi extraída é “Um sábado qualquer”, cujo autor (Carlos Ruas) tem o intuito de “praticar o diálogo, o debate e o livre pensamento filosófico” a respeito das diferentes religiões e deuses que representam seus seguidores (cristãos, judeus, budistas, hindus, egípcios). Considere as seguintes expectativas de respostas para validar as afirmações dos alunos: 1. No sentido literal, “argumento dos deuses” seria um argumento bom/forte/convincente; 2. Deus (o Criador, no cristianismo) e Cronos (Deus do tempo, na mitologia romana); 3. Na tirinha, eles apenas discutem, pois não apresentam argumentos para defender um ponto de vista; 4. Eles discutem sobre quem se acha o verdadeiro Deus, quem é “a verdade”; 5. Não, pois eles não usam bons argumentos, ficam apenas no “é/não é”.
Desenvolvimento
Apresente os conceitos sobre os diferentes tipos de argumento a partir das informações expostas no slide do Desenvolvimento (no plano original). Após ler a definição, lance aos alunos o desafio de relacionar cada tipo de argumento a um trecho do texto “Pesquisas com animais”. Essa atividade está disponível aqui. Em seguida, peça que retomem o texto “Pesquisa com animais.” Aqui, ele será usado com outro objetivo (verificar os tipos de argumento ainda não estudados). Compartilhe com os alunos o arquivo com a atividade do 2º slide do Desenvolvimento (no plano original) e do seguinte. A versão para compartilhamento desse arquivo está disponível aqui. Para verificar o emprego desses argumentos no texto e orientar os alunos sobre a atividade II, acesse a versão comentada da atividade, disponível aqui.
Fechamento
Para encerrar esta aula, peça que os alunos registrem no caderno a resposta à questão do Fechamento (no plano original). Espera-se que eles associem com a discussão inicial, deixando claro que o uso de diferentes argumentos faz como que a “discussão” se torne uma argumentação.
Convite às famílias
Você pode convidar os alunos a conversar com seus familiares sobre as diferenças entre discutir e argumentar. Será que os alunos sabem argumentar? Será que a discussão será sempre destrutiva ou pode ser construtiva também?
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica