Plano de aula: Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de esporte

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/Semiótica.

Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print das notícias que serão utilizadas.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de perceber as marcas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade da notícia.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.

FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Professor, apresente o tema da aula de forma bastante empolgada.
  • Diga que hoje vamos ler uma notícia de esportes, para analisar os posicionamentos dos seus autores em relação e verificar que marcas linguísticas nos levam a perceber que há uma opinião; um posicionamento, trazendo parcialidade à notícia.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos