Material complementar - Sugestões de análise
Plano de Aula
Plano de aula: Marcas linguísticas que denotam parcialidade ou imparcialidade na notícia de esporte
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/Semiótica.
Materiais necessários: Quadro, pincel, computador com acesso à internet e retroprojetor. Na impossibilidade de utilização da internet, sugerimos que seja feito um print das notícias que serão utilizadas.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de perceber as marcas linguísticas que denotam a parcialidade/imparcialidade da notícia.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p. 141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002]. p. 179 -184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a.
FARIA, M. A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], p. 63-80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, E.M.C.M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 299 -346.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Professor, apresente o tema da aula de forma bastante empolgada.
- Diga que hoje vamos ler uma notícia de esportes, para analisar os posicionamentos dos seus autores em relação e verificar que marcas linguísticas nos levam a perceber que há uma opinião; um posicionamento, trazendo parcialidade à notícia.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com as perguntas do slide. Permita que os alunos se manifestem e coloquem suas respostas às questões. Certamente alguns defenderão o jogador e outros reclamarão de seu desempenho na Copa. Essa discussão é muito importante para ativar os conhecimentos prévios dos alunos e prepará-los para a leitura do texto a seguir.
- Organize a turma em duplas para a realização da atividade proposta. Caso a escola tenha computadores ou tablets à disposição, sugere-se que cada dupla tenha acesso ao material por meio eletrônico e impresso. O meio eletrônico permitirá também a exploração de links presentes na notícia.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Leia o título no slide e pergunte aos alunos se sabem qual é a propaganda mencionada na notícia. Caso os alunos não a tenham visto, mostre-a para que tomem conhecimento. É bem interessante que possam assistir ao vídeo que originou a notícia para estabelecerem as relações durante a análise do texto. O link para a propaganda está nos materiais complementares.
- Projete a notícia para realizar uma leitura oral e coletiva. Fazer a leitura dessa forma, permite a mediação do professor e possibilita aos alunos acessarem seus conhecimentos prévios, bem como construir diferentes sentidos. Caso você tenha acesso a equipamentos eletrônicos (como computadores ou tablets), compartilhe a notícia com os alunos. Para compartilhar a notícia você deverá copiar e colar seu conteúdo (com as imagens) em um documento do Google. Os documentos do Google permitem o compartilhamento de documentos para que cada aluno possa acessar o mesmo documento e fazer seus próprios registros. Se você optar por fazer um documento compartilhado, é necessário que ele seja preparado previamente e que todos os alunos tenham uma conta do Gmail. Para aprender a criar um documento compartilhado no Google você acessar o vídeo explicativo nos materiais complementares.
- Caso você não tenha acesso a dispositivos móveis para a realização das atividades, é importante que os alunos recebam uma cópia impressa da notícia com as imagens para que possam fazer marcações e observações durante a leitura. O link para acesso à notícia está nos materiais complementares. Caso sua escola não possua material para projeção, entregue as cópias aos alunos e proceda a leitura a partir do material impresso.
Materiais complementares:
Clique aqui para aprender sobre documentos compartilhados no Google. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Jos1BsGaQCc. Acesso em 10/12/2018.
Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lJRjk0SGcqQ. Acesso em 10/12/2018.
Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos. Em propaganda, Neymar diz que desmoronou na Copa do Mundo. In: Diário do Nordeste. Disponível em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/jogada/online/em-propaganda-neymar-diz-que-desmoronou-na-copa-do-mundo-1.1977390. Acesso em 10/12/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete a questão e peça que os alunos, em duplas, releiam a notícia procurando marcar trechos ou palavras que mostrem a posição do jornalista; que evidenciem se ele defende o jogador ou concorda com as críticas apresentadas acerca do comercial da Gillette.
- As duplas podem marcar o que observarem diretamente no documento compartilhado usando cores diferentes para destacar ou, até mesmo, escrevendo comentários ao lado da notícia. Caso não tenham acesso aos dispositivos móveis e à internet, deverão fazer as marcações na folha impressa.
- Espera-se que os alunos percebam, através das marcas linguísticas, que o jornalista defende o jogador Neymar e considera as críticas inadequadas. Os alunos também devem perceber que, para reforçar a ideia de que o jogador foi injustiçado pelas críticas, a notícia se constrói com base nas falas ditas pelo jogador na propaganda da Gillette. Uma sugestão de análise pode ser acessada no material complementar.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar a propaganda da Gillette com Neymar.
Clique aqui para acessar a notícia a ser lida com os alunos.
Clique aqui para acessar as sugestões de análise da notícia.
Fechamento
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Pergunte aos estudantes: Após leitura do texto, o que vocês notaram sobre o posicionamentos do autor?
- Por que é importante analisar tais posicionamentos nas notícias que lemos?
- Crie um espaço de escuta atenta e interessada.
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a se organizarem em duplas e ler a notícia sobre Neymar (disponível no Plano). Diga que as atenções deles devem se voltar para tentar perceber se a notícia revela, em algum momento, de que lado está o jornalista que a escreveu. Peça que eles sublinhem, na notícia, palavras e trechos que mostrem de que lado o jornalista que escreveu o texto está posicionado. Depois, devem justificar por que marcaram ou sublinharam essas palavras e trechos.
Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja enviada por e-mail ou WhatsApp depois de pronta. Como sugestão, os alunos podem responder em um Google Doc criado pela dupla e compartilhá-lo em uma pasta específica para esta atividade, criada por você no Google Drive.
Desenvolvimento
Acompanhe seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês. Após verificar as produções de sua turma, peça, por áudio, que todos os alunos leiam as marcações e respostas das duplas, compartilhadas no Google Drive. Combine que cada dupla deve escolher um trabalho de outra dupla para fazer comentários, atentos aos aspectos levantados que sejam diferentes, interessantes e originais.
Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Polêmicas são saudáveis em uma sociedade democrática. Sugira às famílias que busquem algumas polêmicas de sua cidade, bairro ou região, principalmente sobre jogadores e times de futebol. Solicite que escolham uma polêmica para relatar os dois (ou mais) lados, explicando, por áudio ou por escrito, o que cada grupo pensa sobre um mesmo fato/acontecimento. Depois, peça que as famílias que se engajaram na atividade postem no grupo de WhatsApp da turma.