Plano de Aula
Plano de aula: Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/panfletos de divulgação impressos, projetor multimídia, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha as palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor a realizar a ação.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão analisar os efeitos de sentido causados pelo uso de adjetivos e advérbios no gênero Folheto/panfleto e como eles são usados como estratégia apelativa e persuasiva na construção do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os estudantes, munidos de papel e caneta, escolham os colegas da sala para fazer a pesquisa acima.
- Discutam oralmente o resultado da pesquisa.
- Questione: O que nos faz despertar o interesse por um produto nunca antes experimentado? Qual é normalmente o primeiro contato com o produto? O que é dito sobre o produto faz diferença?
- Neste momento, é provável que os estudantes relatem que antes de comprar, fazer uso ou conhecer pessoalmente um produto, viram-no em algum gênero publicitário, como comercial, anúncio, outdoor, folheto, dentre outros, bem como relatem que a maneira que o produto foi apresentado foi crucial para despertar o interesse de conhecer/experimentar o produto, até mesmo convencendo-os a comprar ou pedir aos pais para comprar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações:
- Apresente para a turma o Folheto/panfleto acima, que pode ser impresso ou projetado. Faça com eles uma leitura coletiva.
- Permita que eles se expressem oralmente, respeitando o turno de fala dos colegas.
- Agora questione: As imagens são atraentes para o público? Por quê? As imagens foram escolhidas para incentivar alguma ação do leitor?
- Espera-se que os estudantes entendam que as imagens não foram escolhidas aleatoriamente, mas que são uma forte ferramenta na estratégia de marketing, estimulando o paladar dos leitores por meio de imagens. Os leitores-consumidores são “conquistados” pelas imagens e persuadidos a adquirir o produto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Direcione a atenção dos estudantes para o texto verbal, ajude-os a perceber a harmonia com o texto não verbal.
- Peça que os estudantes respondam em seus cadernos as questões do slide.
- Espera-se que os estudantes percebam que os adjetivos atribuídos a comida - SABOROSA, CASEIRA e FALADA - ressaltam seu sabor, associam a comida feita em nossa casa, saudável, diferente dos alimentos processados e industrializados, além de já conhecida por seus atributos. Tais adjetivos foram usados com intuito de convencer o leitor a tornar-se consumidor, por ir ao restaurante e pedir a comida. A palavra “tão” intensifica, ou dá mais força a tais características. É importante que os estudantes consigam localizar o convite explícito no texto ao dizer “Venha conhecer nossas novas instalações e se deliciar da comida mais falada”, por ressaltar a estrutura física do restaurante e mais uma vez a comida conhecida por seu sabor. No entanto, é importante também que eles percebam o convite implícito possível por meio das escolhas lexicais, junto com os recursos imagéticos, que constroem uma subjetividade afetiva, causam impacto no receptor, aguçam suas emoções e sentido, especialmente o paladar. Assim, aproveite a questão 5 para ressaltar que as imagens e a disposição delas, o destaque para os preços, junto com a mensagem escrita, envolvem o leitor e o incentivam à ação. As palavras “agora” e “só” presentes no texto, convencem o leitor a uma ação imediata por enfatizar que o acesso ao produto foi facilitado - sugerindo que antes não era tão simples assim-, e que apenas uma ação é suficiente: ligar para o serviço delivery.
- Socialize as respostas oralmente.
- Ajude-os a perceber a função que os adjetivos têm de persuadir o leitor por descrever os produtos, citar seus atributos e características.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Solicite que os estudantes registrem, individualmente e no caderno, a resposta para a questão acima que remeta às informações aprendidas nesta aula. Registrar de forma organizada a aula, além de ser fonte de consulta quando necessário, favorece o aprendizado e a fixação da informação, por isso a importância de que cada aluno possua estas informações em seu caderno pessoal.
- Espera-se que os estudantes entendam que a intenção do folheto/panfleto é vender um produto e para alcançar este objetivo utiliza como estratégia os adjetivos - que caracterizam o produto anunciado - e os advérbios intensificadores - que ressaltam tais características. Estes recursos linguísticos, juntamente ao imagético, persuadem o leitor a tornar-se consumidor.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: Esta adaptação reúne os planos 7 e 8, de uma sequência de planos de aula sobre o gênero panfleto/folheto.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Os dois planos aqui adaptados compõem uma proposta para realização de análise linguística e semiótica de panfletos e folhetos, de modo a levar os alunos à percepção de como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como tempo e lugar) são regularidades estilísticas nos textos do gênero panfleto/folheto, contribuindo para o efeito de sentido pretendido.
Introdução: Ressaltando qualidades: a alma do negócio
Previamente, salve em um arquivo as imagens apresentadas na Introdução do plano, disponíveis aqui, para enviar aos alunos.
Para aquecer e convidar os alunos a entrar no clima da aula, envie-lhes um áudio, pelo WhatsApp, perguntando se já ouviram dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. Explique que eles terão que descobrir na prática se esse ditado é verdade. Envie, então, uma imagem diferente a cada grupo de alunos. Para facilitar a organização, enumere as imagens. Explique que os alunos que receberam a imagem 1, por exemplo, podem conversar e trocar ideias sobre as melhores estratégias para divulgar o produto e convencer o outro a comprá-lo. Com base nessa interação, os alunos deverão produzir um texto para compor um folheto de divulgação do produto. Estabeleça um tempo para a realização da tarefa e peça que os grupos troquem entre si os textos criados. Acompanhe essas trocas entre os grupos. Espera-se, nessa atividade, que os estudantes tenham escolhidos adjetivos positivos para caracterizar e ressaltar a funcionalidade de cada produto. Após terem trocado entre si, grave um áudio comentando a atividade, explicando sobre a importância das escolhas lexicais para a construção do sentido pretendido.
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Análise de folhetos/panfletos
1. Envie aos alunos os dois arquivos disponíveis na seção Materiais e Atividades do plano 7, disponíveis aqui. Digite em um documento de Word os questionamentos apresentados nos slides 1 e 2, do Desenvolvimento do mesmo plano. A ideia é que os estudantes reconheçam os adjetivos e advérbios utilizados, percebendo sua importância para a construção de sentido no gênero folheto/panfleto, qual seja, convencer o outro, persuadi-lo a adquirir o produto. Ao enviar a atividade, explique aos alunos a intenção do estudo, dando a comanda de como devem proceder a análise. Estabeleça um prazo para a realização a atividade. A devolutiva será feita conjuntamente, no fechamento, após a realização da próxima etapa desta adaptação.
2. Previamente, salve em um arquivo as imagens apresentadas no plano 8, disponíveis aqui. Digite em um arquivo de Word as questões apresentadas no slide de Desenvolvimento. Envie aos estudantes, por e-mail, as imagens e as questões a serem respondidas por eles. Estabeleça um prazo para a realização e entrega da tarefa.
Fechamento: Qual a importância e a função do uso de adjetivos e advérbios em folhetos/panfletos?
Para o fechamento, prepare um quadro-síntese com as respostas dadas pelos alunos nas duas atividades e com algumas observações suas sobre os usos de adjetivos e advérbios nos folhetos analisados. Grave um vídeo ou um áudio apresentando seus comentários sobre a atividade e sua explicação sobre a importância da seleção lexical para a construção de sentidos. Explique que, para vendermos um produto ou uma ideia, é preciso convencer o outro, e que fazemos isso o tempo todo por meio das escolhas de palavras.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes se já se sentiram tentados a consumir um produto depois de ter recebido um panfleto ou folheto. Incentive-os também a tentar vender aos familiares um dos produtos – invenções inúteis – da atividade da Introdução. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Oliveira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios
Finalidade da aula: Analisar adjetivos e advérbios no gênero Folheto/panfleto a fim de perceber efeitos de sentido usados como estratégia apelativa e persuasiva na construção do texto.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Folheto/panfleto
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF67LP37
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Folhetos/panfletos de divulgação impressos, projetor multimídia, caderno e caneta.
Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha as palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor a realizar a ação.
Referências sobre o assunto:
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.
Links para outros planos:
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br/panfletos>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.
A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.
PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.