Texto para impressão - Versão didatizada - LPO6_02SQA09
Plano de Aula
Plano de aula: Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevista
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Fotocópias da entrevista com as perguntas retiradas; Computador com projetor e acesso à internet; Fotocópias da entrevista impressa completa.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Distinguir perguntas favoráveis à interação na entrevista daquelas fechadas e pouco propícias para o diálogo;
Verificar elementos da resposta que indicam posicionamento para inferir a pergunta possível.
Referências sobre o assunto:
MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Faça aos alunos a pergunta do slide. Recolha as informações trazidas por eles e complemente-as se necessário.
- O dublador é o profissional dedicado a utilizar sua voz e sua performance na língua local para substituir àquelas do personagem original em língua estrangeira em filmes, séries, animações etc.
- Diga aos alunos que o texto com que trabalharão é uma entrevista com um dublador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em pequenos grupos (de 3 a 4 integrantes, por exemplo). A realização da atividade em grupos visa a propiciar a troca de informações e a construção conjunta de conhecimento.
- Distribua a cada aluno o texto adaptado para a atividade didática proposta.
- Explique aos alunos que o texto que receberam teve algumas de suas perguntas retiradas, assim como algumas palavras das respostas.
- Esclareça que a tarefa é criar perguntas coerentes com o conteúdo e com a linguagem do restante da entrevista.
- Explique que não é objetivo descobrir exatamente qual era a opção original, mas completar o texto recebido de forma adequada, ainda que não seja com a opção do texto original.
- Dê um tempo para a realização da atividade (sugerimos 15 minutos) e deixe que os alunos procedam com a tarefa.
- Percorra a classe para orientar o trabalho de cada grupo e tirar dúvidas dos alunos.
Materiais complementares: Para acessar o texto adaptado para a atividade didática proposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminado o tempo proposto, distribua o texto original a todos os alunos.
- Peça para que eles, ainda em grupos, cotejem o texto original com o reconstruído por eles.
- Por fim, projete ou leia a pergunta do slide e medie a discussão.
- Procure confirmar as opções que, ainda que diferentes do texto original, foram adequadas. Para as opções inadequadas, faça com que os alunos debatam para averiguar os motivos da adequação, citando outras escolhas do mesmo texto.
Materiais complementares: Para acessar o texto original, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide para os alunos.
- Diga que, agora que já trabalharam com o estilo em entrevistas, que procurem relacionar as escolhas de linguagem com a finalidade da entrevista como um todo. Particularmente no texto em questão, espera-se que os alunos percebam a criação de uma relação de proximidade tanto entre os interlocutores quanto com o leitor, especialmente devido ao suporte (uma revista destinada ao público jovem). Visa ainda a apresentar ao público uma profissão pouco compreendida pelo público geral (o dublador), bem como um posicionamento crítico de alguém que exerce tal profissão em relação ao trabalho.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema e Introdução. Diga que os alunos irão conhecer o trabalho de um dublador e comente um pouco sobre essa profissão. Apresente brevemente a atividade que farão, que será completar uma entrevista: alguns trechos das perguntas foram retirados e os alunos deverão preenchê-los prestando muita atenção nas respostas e no tom da entrevista. Chame a atenção para o fato dessa entrevista ter sido publicada em uma revista chamada “Mundo Estranho”, voltada para o público jovem que gosta de cultura geek, pop e nerd. O nome da seção em que está a entrevista é “Turma do Fundão Entrevista”. A Turma do Fundão é uma equipe de adolescentes consultores da revista Mundo Estranho. Portanto, a linguagem da entrevista é pensada para atingir esse público.
Desenvolvimento
Ainda no mesmo áudio ou vídeo, oriente os alunos a se organizarem em duplas para realizar a atividade. Encaminhe-a por e-mail ou WhatsApp e leia o título da entrevista. Deixe bem claro que os alunos não precisam se preocupar com “adivinhar” as mesmas palavras da entrevista original, e sim buscar completar as lacunas de forma coerente com o contexto. Solicite que cada dupla realize a atividade e a encaminhe por e-mail depois de pronta. Estabeleça um prazo para o envio da atividade e finalize sua comunicação. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Encerrado o prazo, encaminhe aos alunos a entrevista completa (sem as lacunas) disponível no Plano de Aula. Depois de ler as produções dos alunos, feche esta aula produzindo outro áudio ou vídeo, comentando algumas delas. Destaque aquelas que foram coerentes com o contexto de produção, mas que não estavam idênticas à original. Chame a atenção para as duplas que conseguiram fazer inferências nas respostas, aproveitando para explicar o que é “inferência”. Explique que há diferentes formas de organizar o dizer, e são essas possibilidades que enriquecem a linguagem e a produção de sentidos. Também poderá ser feita uma aula de fechamento no Zoom ou Google Meets seguindo o mesmo roteiro do slide de Fechamento.
Convite às famílias
Conforme vimos neste plano, a profissão de dublador é pouco valorizada no Brasil, apesar de nossos profissionais estarem entre os melhores do mundo. Que tal sugerir que as famílias conversem sobre o que sabem sobre isso e investiguem quem são os dubladores de seus filmes, séries e atores preferidos? Também seria bacana “sentir” um pouquinho da dificuldade de um dublador: que tal um membro da família tentar dublar o outro, com uma frase previamente combinada, e gravar a cena? As famílias que se sentirem à vontade poderão enviar um vídeo com essa experiência, compartilhando no grupo de WhatsApp da turma ou em algum outro ambiente virtual da turma ou da escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevistaF
inalidade da aula: A partir de uma entrevista em que as perguntas e algumas palavras foram retiradas, elaborar perguntas coerentes com as respostas dadas e escolher palavras adequadas, exercitando as inferências sobre as marcas linguísticas utilizadas pelos participantes.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Fotocópias da entrevista com as perguntas retiradas; Computador com projetor e acesso à internet; Fotocópias da entrevista impressa completa.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Distinguir perguntas favoráveis à interação na entrevista daquelas fechadas e pouco propícias para o diálogo;
Verificar elementos da resposta que indicam posicionamento para inferir a pergunta possível.
Referências sobre o assunto:
MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.