Plano de Aula

Plano de aula: Inferir as perguntas e as escolhas lexicais em uma entrevista

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Fotocópias da entrevista com as perguntas retiradas; Computador com projetor e acesso à internet; Fotocópias da entrevista impressa completa.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Distinguir perguntas favoráveis à interação na entrevista daquelas fechadas e pouco propícias para o diálogo;

Verificar elementos da resposta que indicam posicionamento para inferir a pergunta possível.

Referências sobre o assunto:

MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.

FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.

CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP17 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS