Plano de Aula

Plano de aula: Análise das formas de composição da reportagem

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Duas reportagens de fontes diferentes impressas e divididas em vários recortes, material de uso contínuo, data-show, projetor e notebook, folhas A4 e cartolina.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em compreender as formas de composição e articulação da reportagem.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles entendem por persuasão. Diga aos alunos que nesta aula eles irão analisar como as reportagens buscam persuadir o leitor e que isso será feito a partir de um jogo.
  • Professor, o objetivo da aula é compreender a organização dos parágrafos, a progressão temática e a identificação das vozes citadas em discurso direto e indireto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos