Atividade para impressão - Combate à cyberpedofilia
Plano de Aula
Plano de aula: Como um artigo de opinião se torna convincente?
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: Arquivo impresso do texto “Combate à cyberpedofilia”, juntamente com a atividade que o acompanha. Disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os tipos de argumentos e diferenciá-los.
Referências sobre o assunto:
LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta deixando claro que o objetivo da aula é mostrar que para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos e que nesta aula o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO