Plano de aula: Como um artigo de opinião se torna convincente?

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Arquivo impresso do texto “Combate à cyberpedofilia”, juntamente com a atividade que o acompanha. Disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar os tipos de argumentos e diferenciá-los.

Referências sobre o assunto:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta deixando claro que o objetivo da aula é mostrar que para sustentar um ponto de vista, o artigo de opinião precisa de argumentos e que nesta aula o seu objetivo é mostrar aos alunos que existem diferentes formas de argumentar.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos