Plano de Aula

Plano de aula: Análise de propaganda: observando a diagramação

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Compreender como os aspecto semióticos constroem os efeitos de sentido no texto.

Referências sobre o assunto:

SECRETARIA DO ESTADO DO PARANÁ. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Cadernos PDE, vol. 2, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

ROSKOWINSKI, Regiane Apolinario; OLIVEIRA, Carlos Alberto. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Revista Linguagem em Foco. Vol.9, n.1, 2017. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4 ed. São Paulo: Summus, 1990.
PRESAS, Joaquim. Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais elementos colaboram para que o leitor seja persuadido a compreender a mensagem em uma propaganda. Espera-se que eles falem sobre as cores, sobre as imagens e sobre as formas das letras e da organização do texto.

2. A seguir diga que é sobre isso que a aula falará.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP17 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS