Plano de aula: Análise de propaganda: observando a diagramação

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Compreender como os aspecto semióticos constroem os efeitos de sentido no texto.

Referências sobre o assunto:

SECRETARIA DO ESTADO DO PARANÁ. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Cadernos PDE, vol. 2, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

ROSKOWINSKI, Regiane Apolinario; OLIVEIRA, Carlos Alberto. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Revista Linguagem em Foco. Vol.9, n.1, 2017. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4 ed. São Paulo: Summus, 1990.
PRESAS, Joaquim. Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Pergunte aos alunos quais elementos colaboram para que o leitor seja persuadido a compreender a mensagem em uma propaganda. Espera-se que eles falem sobre as cores, sobre as imagens e sobre as formas das letras e da organização do texto.

2. A seguir diga que é sobre isso que a aula falará.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos