Atividade para impressão - Tipologia textual
Plano de Aula
Plano de aula: As sequências textuais empregadas na reportagem
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Os alunos deverão assistir ao filme As melhores coisas do mundo (2010) antes desta aula. Uma reportagem previamente selecionada (impressa ou digital), materiais de uso cotidiano, computador e data-show para exibição de trechos do filme.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá ter dificuldades em perceber e analisar os efeitos de sentido produzidos pelas sequências narrativas, expositivas e descritivas presentes na reportagem.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles trabalharão com trechos do filme “As melhores coisas do mundo” e com uma reportagem sobre cyberbullying com o objetivo de analisar as sequências narrativas, descritivas e expositivas. Questione o que eles já sabem sobre essas sequências textuais. Sabemos que o cyberbullying é um problema grave e recorrente não apenas entre os adolescentes; portanto, conhecer e combater é dever da escola, da comunidade, da família e do próprio adolescente. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e se já foram vítimas de cyberbulliying.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO