Plano de Aula

Plano de aula: Artigo de opinião: conhecendo este gênero textual

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Jornais/revistas e/ou laboratório de informática/tablets para pesquisa e seleção do artigo de opinião; atividade impressa (quadro para registro da análise do artigo de opinião).

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em localizar o artigo de opinião em materiais impressos. sobretudo em jornais e revistas, confundir com o editorial. Oriente-os a usar o índice; ao usar o computador/tablets, os alunos podem ter dificuldade com a pesquisa (confira as sugestões de sites), bem como com a localização dentro dos sites das seções que têm artigos de opinião (oriente-os a partir da imagem de um jornal on-line disponibilizada nesta aula).

Referências sobre o assunto:

Para saber mais sobre campo de atividade:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/esferas-ou-campos-de-atividade-humana. acesso em 29.07.2048 .

Para saber mais sobre o conceito de gêneros do discurso:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-e-tipos-textuais. acesso em 29.07.2018

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

Para saber mais sobre artigo de opinião:

BARBOSA, Raquel Maria. Schröder, Miriam. A análise linguística no gênero artigo de opinião In:Os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE. Vol. 1, 2013

FEITOZA, Cláudia de Jesus Abreu; MENDES, Maria Helena Peçanha.

Um estudo do gênero artigo de opinião: procedimentos para torná-lo um objeto ensinável. Revista Horizontes. Vol.28,n. 02,2010.

Disponível em: http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75267521/horizontes+volume+28+numero+02+2010.htm. acesso em 29.07.2018.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: escrevendo o futuro. Pontos de vista: caderno do professor. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/colecao-da-olimpiada/artigo/232/cadernos-do-professor. Acesso em 01.09.2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de trabalho para os alunos.
  • Informe que nesta aula será trabalhado o artigo de opinião, gênero da esfera jornalística e que o objetivo é aprender sobre onde este gênero de texto circula, seus principais objetivos e condições de produção.
  • Comente o quanto é importante desenvolver a capacidade de argumentação frente a situações/temas do cotidiano.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos