Atividade para impressão - Arquivo-Modelo de formatação da coletânea
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão e correção do artigo de opinião
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 3.ª de 3 aulas deste módulo.
Materiais necessários:
- Texto produzido na aula anterior.
- Quadro de revisão, disponível aqui.
- Laboratório de Informática ou celular para digitação e formatação dos textos.
- Arquivo modelo de formatação dos textos, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: tecer percepção crítica sobre o plano de outro colega, posicionar-se como leitor.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
DOLZ, Joaquim. Os cinco ‘novos’ desafios para o ensino da língua portuguesa. Videoconferência apresentada no Seminário 2015 da Olimpíada da Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/videos/formacao/palestras/artigo/1824/os-cinco-novos-desafios-para-o-ensino-da-lingua-portuguesa. Acesso em 18.12.2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minuto
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que o objetivo desta aula é submeter os artigos produzidos na aula anterior à leitura dos colegas, bem como organizá-los para a produção da coletânea “Penso, logo opino”, que pode ser impressa ou organizada em forma de e-book, a depender dos recursos da escola.
- Questione os alunos sobre o porquê ser importante outros colegas revisem o texto deles.
- Comente que nem sempre quando olhamos para o próprio texto conseguimos enxergar aspectos que outro leitor vê.
- Retome com os alunos as características sobre tipos de argumentos (autoridade, exemplificação, dados concretos, causa e consequência)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO