Plano de Aula

Plano de aula: Revisão e correção do artigo de opinião

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 3.ª de 3 aulas deste módulo.

Materiais necessários:

  • Texto produzido na aula anterior.
  • Quadro de revisão, disponível aqui.
  • Laboratório de Informática ou celular para digitação e formatação dos textos.
  • Arquivo modelo de formatação dos textos, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: tecer percepção crítica sobre o plano de outro colega, posicionar-se como leitor.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

DOLZ, Joaquim. Os cinco ‘novos’ desafios para o ensino da língua portuguesa. Videoconferência apresentada no Seminário 2015 da Olimpíada da Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/videos/formacao/palestras/artigo/1824/os-cinco-novos-desafios-para-o-ensino-da-lingua-portuguesa. Acesso em 18.12.2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é submeter os artigos produzidos na aula anterior à leitura dos colegas, bem como organizá-los para a produção da coletânea “Penso, logo opino”, que pode ser impressa ou organizada em forma de e-book, a depender dos recursos da escola.
  • Questione os alunos sobre o porquê ser importante outros colegas revisem o texto deles.
  • Comente que nem sempre quando olhamos para o próprio texto conseguimos enxergar aspectos que outro leitor vê.
  • Retome com os alunos as características sobre tipos de argumentos (autoridade, exemplificação, dados concretos, causa e consequência)

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos