Plano de aula: A ordenação dos eventos relatados e algumas marcas linguísticas de imparcialidade na notícia

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.

A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Notícias online previamente escolhidas pelos estudantes, computador com acesso à internet, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem estes efeitos.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos