Atividade - Revisão de algumas características do estilo do gênero notícia
Plano de Aula
Plano de aula: A ordenação dos eventos relatados e algumas marcas linguísticas de imparcialidade na notícia
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notícias online previamente escolhidas pelos estudantes, computador com acesso à internet, projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem estes efeitos.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO