Material para impressão - Questões sobre a reportagem impressa e a reportagem em vídeo
Plano de Aula
Plano de aula: Análise dos elementos visuais e sonoros em reportagens
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma reportagem impressa e a projeção de um vídeo do Youtube, cadernos, lápis, caneta, borracha, será necessário um notebook, tela de projeção e um datashow. Caso não haja acesso à internet em sua escola, será necessário baixar o vídeo com antecedência.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em relacionar elementos visuais em reportagens impressas e sonoros em reportagens em vídeo.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão duas reportagens diferentes, uma impressa e outra em vídeo sobre influenciadores digitais. Esclareça que o objetivo dessa aula será comparar as características composicionais das reportagens impressas, já estudadas, e em vídeo.
Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO