Atividade para impressão - Coletânea de Charges
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo um artigo de opinião
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 2ª de 3 aulas deste módulo.
Materiais necessários:
- Coletânea de textos para escolha do tema, disponível aqui.
- Projeto de texto da aula anterior (deve seguir como guia).
- Tabela de organizadores textuais (mesmo utilizado na aula anterior) para consulta, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Utilizar as informações da tabela anotadas em tópico transformando-as em texto, especialmente os argumentos.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que o objetivo desta aula é produzir um artigo de opinião a partir do projeto de texto elaborado na aula anterior.
- Pergunte aos alunos: em que momento utilizamos o gênero de artigo de opinião? Onde ele aparece? Qual a finalidade?
- Espera-se que os alunos respondam que é texto utilizado para manifestar nosso ponto de vista, aparece em jornais, revistas, sites e serve para convencer o leitor sobre um determinado ponto de vista a respeito de um tema polêmico.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente a situação de produção descrita neste slide. Você pode projetá-lo ou anotar no quadro.
- Reitere com os alunos que, ao escrever o artigo de opinião, devem considerar os possíveis leitores, ou seja, não apenas o professor, mas principalmente a comunidade escolar que terá contato com os textos por meio de um e-book impresso ou virtual a ser distribuído para a comunidade escolar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos os temas da coletânea sobre os quais cada dupla elaborou seu projeto de texto.
- As duplas devem ser as mesmas organizadas na elaboração do projeto de texto feito na aula anterior.
- Os temas e a questão controversa de cada texto são:
- Oriente os alunos a utilizar a tabela de organizadores textuais, bem como os dados que pesquisaram a respeito do tema.
- Relembre-os de que a o artigo de opinião é um texto de circulação que tem por objetivo convencer outrem, portanto, deve defender uma tese/ponto de vista e ter clareza nos argumentos por meio de linguagem adequada.
- Retome, também, que em um artigo não se pode “ficar em cima de muro”, ou seja, é preciso ter uma opinião formada e definida. Esclareça que ao final da leitor, o leitor deve ter claramente qual foi o ponto de vista defendido sobre o tema.
Materiais complementares:
Tabela de organizadores textuais para consulta, disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Utilize 2 minutos para este slide e 8 para o seguinte.
- A criação do título é, muitas vezes, uma grande dificuldade por parte dos alunos.
- Primeiramente, é preciso conscientizar os alunos sobre a importância deste item em um artigo de opinião.
- Explique que é ele o responsável por causar uma boa primeira impressão e despertar a curiosidade do seu leitor. Por isso, escolher as palavras certas é muito importante.
- Para facilitar esta tarefa, apresente o slide seguinte, contendo “dicas sobre como criar um bom título”. Em seguida, proponha a validação do título de forma dinâmica (conforme orientação do slide seguinte).
- Esclareça aos alunos que o conteúdo foi adaptado de um site que cria conteúdos digitais, cujo autor explica (no texto na íntegra) como escrever artigos para mídias sociais com conteúdos capazes de despertar interesse das pessoas.
Fechamento
Orientações:
- Após apresentar estas 6 dicas sobre como escrever o título de um artigo de opinião, solicite aos alunos para que cada dupla dê um título ao seu texto.
- Em seguida, peça para anotarem em um papel (tirinha).
- Recolha as tirinhas em um saquinho. Explique que fará um pequeno teste ali na sala para “validar a criação do título”.
- Leia cada título em voz alta, explicando aos alunos que não devem se identificar como autores do título/artigo.
- Conforme você lê o título, questione os alunos “Leriam ou não leriam?”.
- Observe a reação dos alunos e peça que observem a reação dos colegas também, de modo que verifiquem se o título parece ou não atrativo ao leitor.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho pelo WhatsApp. Explique aos alunos que o objetivo desta aula é produzir um artigo de opinião a partir do projeto de texto elaborado na aula anterior. Pergunte aos alunos: em que momento utilizamos o gênero artigo de opinião? Onde ele aparece? Qual sua finalidade? Espera-se que os alunos respondam que é um texto utilizado para manifestar nosso ponto de vista; aparece em jornais, revistas, sites e serve para convencer o leitor sobre um determinado ponto de vista a respeito de um tema polêmico.
Introdução
Apresente a situação de produção descrita no slide do plano original. Reitere com os alunos que, ao escrever o artigo de opinião, devem considerar os possíveis leitores, ou seja, não apenas o professor, mas principalmente a comunidade escolar que terá contato com os textos por meio de um e-book a ser distribuído para a comunidade escolar.
Desenvolvimento
Retome com os alunos os temas da coletânea sobre os quais cada dupla elaborou seu projeto de texto. As duplas devem ser as mesmas organizadas na elaboração do projeto de texto feito na aula anterior. Os temas e a questão controversa de cada texto estão disponíveis aqui. Oriente os alunos a utilizar a tabela de organizadores textuais, bem como os dados que pesquisaram a respeito do tema (veja a tabela disponível aqui). Relembre-os de que o artigo de opinião é um texto de circulação que tem por objetivo convencer outrem, portanto, deve defender uma tese/ponto de vista e ter clareza nos argumentos por meio de linguagem adequada. Retome, também, que em um artigo não se pode “ficar em cima de muro”, ou seja, é preciso ter uma opinião formada e definida. Esclareça que, ao final, o leitor deve ter claro qual foi o ponto de vista defendido sobre o tema.
Fechamento
Compartilhe com a turma os 2 slides do Fechamento (veja no plano original). A criação do título é, muitas vezes, uma grande dificuldade por parte dos alunos. Primeiramente, é preciso conscientizar os alunos sobre a importância deste item em um artigo de opinião. Explique que é ele o responsável por causar uma boa primeira impressão e despertar a curiosidade do seu leitor. Por isso, escolher as palavras certas é muito importante. Para facilitar essa tarefa, apresente o slide seguinte, contendo “dicas sobre como criar um bom título”. Em seguida, proponha a validação do título de forma dinâmica (conforme orientação do slide seguinte). Após apresentar as 6 dicas sobre como escrever o título de um artigo de opinião, solicite aos alunos para que cada dupla dê um título ao seu texto. Em seguida, peça que compartilhem seus títulos com a turma pelo WhatsApp. Em seguida, questione os colegas quanto ao título de cada dupla: você se interessaria por esse texto ao ler seu título? Aguarde as respostas dos discentes. Finalize pontuando a cada dupla, se necessário, possíveis ajustes em seus títulos.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ser os primeiros leitores dos textos dos alunos, podendo auxiliá-los assim com possíveis questões de coerência, coesão e até mesmo com ideias de argumentos convincentes.