Plano de aula: Produzindo um artigo de opinião

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 2ª de 3 aulas deste módulo.

Materiais necessários:

• Coletânea de textos para escolha do tema, disponível aqui.
  • Projeto de texto da aula anterior (deve seguir como guia).
  • Tabela de organizadores textuais (mesmo utilizado na aula anterior) para consulta, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Utilizar as informações da tabela anotadas em tópico transformando-as em texto, especialmente os argumentos.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula

Orientações:

• Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é produzir um artigo de opinião a partir do projeto de texto elaborado na aula anterior.
  • Pergunte aos alunos: em que momento utilizamos o gênero de artigo de opinião? Onde ele aparece? Qual a finalidade?
  • Espera-se que os alunos respondam que é texto utilizado para manifestar nosso ponto de vista, aparece em jornais, revistas, sites e serve para convencer o leitor sobre um determinado ponto de vista a respeito de um tema polêmico.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos