Plano de aula: A construção da opinião por meio das imagens

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura compartilhada e autônoma.

Materiais necessários: Imagens (textos 1 ao 5) projetadas no quadro e também o quadro de análise impresso para a turma.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar as metáforas visuais nas imagens dentro do tempo determinado para a rotação por estação.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005

SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Blog Tecnologia na Educação. Nova Escola, 21.10.2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em 27.08.2018.

Título da aula

Orientações:

• Apresente a proposta de trabalho para os alunos questionando se eles acham que uma imagem pode transmitir uma opinião.
  • Explique que nesta aula irão fazer uma atividade em que deverão saber ler “além das palavras” , pois deverão fazer a leitura de imagens e os significados e opiniões que elas trazem.
  • Explique que a atividade final desta aula consistirá na exposição oral da análise que fizeram.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos