Plano de Aula

Plano de aula: A escolha de palavras na redação de um texto argumentativo

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

- Artigo de opinião impresso “ Pesquisas com animais”, disponível aqui

- Arquivo impresso com comentários das redes sociais para atividade de análise disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística, pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer que cada expressão nominal carrega produção de sentidos distintos e que estas ajudam a construir o sentido/tese expressos pelo autor.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: gerenciando razão e emoção. 8 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2005.

ARAÚJO, Adélia. Produção do gênero artigo de opinião no ensino fundamental através de sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/7661>. Acesso em: 27 out. 2018.

BRÄKLING, Kátia. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane. A prática de linguagem em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado de letras: 2011.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

GARCIA, Jane. O trabalho com o gênero artigo de opinião. Disponível em: . Acesso em:

LIMEIRA, Eudenise de Albuquerque. Recursos argumentativos. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/texto-argumentativo/recursos-argumentativos.html>. Acesso em: 08 set. 2018.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O gênero artigo de opinião. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/>.

ULRICH, Camila. O gênero artigo de opinião e a formação de alunos críticos no Ensino Fundamental. Bem Legal, vol.6, n.2, 2016. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/o-genero-artigo-de-opiniao-e-a-formacao-de-alunos-criticos-no-ensino-fundamental>.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula explicando que quando argumentamos sobre um assunto, a escolha de palavras é essencial, pois elas revelam nosso ponto de vista.
  • Nas redes sociais, há muita argumentação, principalmente em resposta a textos de temas polêmicos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos