Plano de Aula
Plano de aula: O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som (em alternativa, músicas do cantor Criolo e um aparelho de som); texto impresso da entrevista para cada aluno;
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para reconhecer o perfil dos interlocutores a partir das marcas linguísticas, semióticas e discursivas do texto; Os alunos podem não estar acostumados a identificar pistas/marcas no texto jornalístico. Podem não perceber que há um posicionamento, um viés político, uma intencionalidade.
Referências sobre o assunto:
MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
- Na tríade que define um gênero do discurso, o estilo é o pilar que envolve a escolha de vocábulos, as relações entre os participantes e com o leitor, a maneira como a linguagem é manipulada para se atingir os fins que se deseja.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO