
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixas de som (em alternativa, músicas do cantor Criolo e um aparelho de som); texto impresso da entrevista para cada aluno;
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para reconhecer o perfil dos interlocutores a partir das marcas linguísticas, semióticas e discursivas do texto; Os alunos podem não estar acostumados a identificar pistas/marcas no texto jornalístico. Podem não perceber que há um posicionamento, um viés político, uma intencionalidade.
Referências sobre o assunto:
MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
FARIA, Maria Alice; ZANCHETTA JR., Juvenal. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002. p. 57-60.
CERQUEIRA NETO, J. C.; SANTOS, A. P. A entrevista como um gênero do discurso: Conceitos e fundamentos. Travessias, v. 11, p. 244-269, 2017.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Texto: “Criolo lança disco de samba e diz: 'O rap me fez ser alguém no mundo' ”, Alexandre de Paula. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2017/05/14/interna_diversao_arte,594671/entrevista-com-criolo-sobre-disco-de-samba.shtml>. Acesso em: 5 out. 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Prepare a entrevista do cantor e compositor Criolo, a ser enviada aos alunos. Selecione algumas palavras, frases ou expressões da entrevista identificadas como uma linguagem menos formal e que marcam o estilo do entrevistado (você as encontra nas Orientações do Plano). Salve o texto como imagem ou Doc e destaque essas palavras. Depois, envie o texto já marcado aos alunos, orientando-os, por áudio ou por escrito, a se organizar em duplas para a atividade. Diga que as demais orientações irão por escrito.
Desenvolvimento
Oriente os alunos, por escrito, a ler a entrevista e observar atentamente as palavras em destaque. Encaminhe as perguntas:
1. O que as palavras em destaque revelam sobre as preferências, o estilo e o jeito de ser do entrevistado?
2. Como o entrevistador e o entrevistado se tratam? (Nas Orientações, você encontra respostas a essas questões.)
Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês.
Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Aproveite as Orientações do Plano em seu áudio de feedback aos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, aproveitando para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
Vamos brincar com estilo? Faça a sugestão para que as famílias brinquem com os diferentes “estereótipos de estilo” criando entrevistas entre personalidades bem diferentes. Oriente-os a organizar dois sorteios: um com nomes de estilos, como “patricinha”, “surfista”, “hippie”, “gótico”, “kpopper”, “revolucionária”, “jogador de futebol”, “diva do teatro”, “escritor antissocial”, “empresária workaholic”, “estilista famoso” e assim por diante; o outro só precisará ter dois papéis: “entrevistador” e “entrevistado”. Os membros sorteiam primeiro seu estilo; depois, sorteiam seu papel na entrevista para criar uma entrevista curta com base nesses estilos. As famílias que toparem jogar podem enviar fotos ou um vídeo desse momento para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O estilo na linguagem do entrevistado e do entrevistador
Finalidade da aula: Descobrir como as escolhas linguísticas na entrevista (recursos estilísticos, escolhas lexicais, marcas de pessoa etc.) são definidas a partir do perfil dos participantes e dos objetivos dessa prática social de linguagem.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: