Atividade pra impressão - Ficha de observação
Plano de Aula
Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 1º plano de 3 planos sobre o gênero debate.
Materiais necessários:
- Vídeo da TVE-Debate, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o. Acesso em 21.11.2018. (Parte 1).
- É recomendado que você faça o download do vídeo e utilize o arquivo, caso haja alguma intercorrência com a internet.
- Para fazer o download do vídeo, você pode usar a ferramenta on-line do Clip Converter, disponível aqui: https://www.clipconverter.cc/pt/.
- Projetor multimídia com áudio.
- Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
- Gabarito da Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.
Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que nesta aula irão assistir a um debate sobre “Cotas Raciais” para que mais adiante possam, também, organizar e participar de um debate.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que o Debate TVE é um programa diário que propõe diversos debates em que o confronto de ideias e a análise de temas da atualidade. O programa conta com a participação de dois convidados com visão diferente sobre um determinado tema, uma mediadora e dois apresentadores.
- Explique aos alunos que nesta aula eles irão assistir apenas a parte 1 do debate (duração de 9 minutos).
- Oriente os alunos que neste momento eles devem apenas se preocupar em assistir ao debate para compreender o tema e que depois poderão assistir o vídeo novamente a partir de seus celulares para poderem fazer a atividade proposta.
- Reproduza o vídeo indicado no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
- Recomenda-se que você faça o download do arquivo previamente, caso haja alguma intercorrência com a internet.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Após assistirem ao vídeo pela primeira vez, explique os dados referentes ao contexto de produção com as informações projetadas neste slide.
- Explique aos alunos que há também neste debate a presença de apresentadores de TV que auxiliam na condução do Programa.
- Reforce que o vídeo é parcial, que há mais 3 partes totalizando cerca de 1 hora, mas que nesta aula será utilizada apenas a parte 1.
- Organize os alunos em duplas a fim de que eles possam trocar ideias sobre os dados do vídeo.
- Distribua a ficha de observação do Debate disponível aqui.
- Oriente aos alunos para, se necessário, assistirem ao vídeo novamente. Anote o link do vídeo na lousa: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
- Explique que a ficha de observação está dividida em duas partes: 1) sobre a compreensão do tema debatido e da argumentação utilizada; 2) sobre a organização do gênero debate, postura, voz e linguagem das participantes.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizadas aqui.
- Organize a correção oral de modo que cada dupla responda a alguma questão.
- Incentive os alunos a apontarem detalhes e observações sobre o debate assistido, reforçando sempre que mais adiante eles irão produzir um debate também.
- Finalize a aula deixando claro que as características essenciais de um bom debate são: pesquisa, organização e participação. Sem isso, se torna uma discussão.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcionais: Powtoon (tutorial disponível aqui); Movie Maker (tutorial disponível aqui).
Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho. Explique aos alunos que, nesta aula, irão assistir a um debate sobre “Cotas raciais” para que, mais adiante, possam também organizar e participar de um debate. Para isso, faça um vídeo bem interessante e explicativo sobre o gênero (veja na Introdução). Veja em Recursos Opcionais algumas indicações de plataformas de vídeo.
Introdução
Explique aos alunos, ainda em seu vídeo, que o Debate TVE é um programa diário, que propõe diversos debates em que há confronto de ideias e análise de temas da atualidade. O programa conta com a participação de dois convidados com visões diferentes sobre um determinado tema, uma mediadora e dois apresentadores. Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão assistir apenas à parte 1 de um debate (duração de 9 minutos). Oriente os alunos que, nesse momento, eles devem apenas se preocupar em assistir ao debate para compreender o tema, e que depois poderão assistir ao vídeo novamente a partir de seus celulares para poderem fazer a atividade proposta. Reproduza o vídeo disponível aqui. Recomenda-se que você faça o download do arquivo previamente, caso os alunos tenham acesso restrito à internet.
Desenvolvimento
Ainda em seu vídeo, explique os dados referentes ao contexto de produção com as informações projetadas no slide dessa etapa do trabalho (veja no plano original). Explique aos alunos que há também nesse debate a presença de apresentadores de TV que auxiliam na condução do programa. Reforce que o vídeo é parcial e que há mais 3 partes, totalizando cerca de 1 hora, mas que, nesta aula, será utilizada apenas a parte 1. Em seguida, encaminhe aos alunos, como documento no WhatsApp, uma ficha de observação do debate, disponível aqui. Oriente aos alunos para, se necessário, assistirem ao vídeo novamente. Envie o link disponível aqui. Explique que a ficha de observação está dividida em duas partes: 1) sobre a compreensão do tema debatido e da argumentação utilizada; 2) sobre a organização do gênero debate, postura, voz e linguagem dos participantes.
Fechamento
Para encerrar esta aula, peça que um aluno, espontaneamente, poste sua ficha para compartilhar suas ideias com os demais colegas. Confira a ficha do aluno a partir do link com as expectativas de respostas, disponível aqui. Incentive os alunos a apontar detalhes e observações sobre o debate assistido, reforçando sempre que, mais adiante, eles irão produzir um debate também. Finalize a aula deixando claro que as características essenciais de um bom debate são: pesquisa, organização e participação. Sem isso, torna-se uma discussão.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também assistir ao debate disponibilizado no plano. É importante que as famílias saibam dos temas que os alunos abordam em sala de aula e que também possam orientá-los com suas concepções, pontos de vista e até com outros materiais comparativos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula:O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar
Finalidade da aula: Analisar criticamente um exemplar do gênero debate e levar os alunos a identificar os papéis assumidos pelos participantes, bem como o que cada um desempenha, a postura, entonação, dicção, expressão facial, relação com o interlocutor.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados / Efeitos de sentido
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP12/EF69LP19
Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.