Atividade pra impressão - Ficha de observação
Plano de Aula
Plano de aula: O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de opinião e debate
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 1º plano de 3 planos sobre o gênero debate.
Materiais necessários:
- Vídeo da TVE-Debate, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o. Acesso em 21.11.2018. (Parte 1).
- É recomendado que você faça o download do vídeo e utilize o arquivo, caso haja alguma intercorrência com a internet.
- Para fazer o download do vídeo, você pode usar a ferramenta on-line do Clip Converter, disponível aqui: https://www.clipconverter.cc/pt/.
- Projetor multimídia com áudio.
- Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
- Gabarito da Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.
Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que nesta aula irão assistir a um debate sobre “Cotas Raciais” para que mais adiante possam, também, organizar e participar de um debate.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO