Resolução da atividade - introdução
introdução
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Por: Janes Santos Silva
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Conhecimento prévio dos recursos linguísticos discursivos priorizados.
Referências sobre o assunto:
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: observar alguns exemplos de propaganda para identificar como a metáfora é utilizada na construção dos efeitos de sentido pretendidos.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).