Plano de Aula

Plano de aula: Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos da campanha publicitária impressos, imagens impressas, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha das palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor à ação.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Indague se os alunos já ouviram o ditado ”A propaganda é a alma do negócio” e o que imaginam que esse ditado signifique. Converse com os alunos sobre a importância da propaganda para uma empresa ou para um produto e que para atingir o objetivo - vender um produto-, a propaganda deve ser objetiva e focada no público-alvo.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles irão perceber como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como de tempo e de lugar) são regularidades utilizadas na construção de estilo e sentido do gênero Folheto/panfleto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos