Plano de Aula

Plano de aula: Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Folheto e panfleto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Folhetos/panfletos da campanha publicitária impressos, imagens impressas, projetor multimídia, caderno e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades em perceber o valor intencional e persuasivo na escolha das palavras que adjetivam com o intuito de incentivar o leitor à ação.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf Acesso em: 10 ago. 2018.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 de julho de 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Indague se os alunos já ouviram o ditado ”A propaganda é a alma do negócio” e o que imaginam que esse ditado signifique. Converse com os alunos sobre a importância da propaganda para uma empresa ou para um produto e que para atingir o objetivo - vender um produto-, a propaganda deve ser objetiva e focada no público-alvo.
  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula eles irão perceber como elementos qualificadores, intensificadores e circunstanciais (como de tempo e de lugar) são regularidades utilizadas na construção de estilo e sentido do gênero Folheto/panfleto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos